O programa Letras & Livros de sexta-feira (26), apresentado por Pedro César Batista, entrevistou Lúcia Helena Issa, que é jornalista e escritora. Ela falou sobre mulheres refugiadas e os prêmios internacionais garantidos durante sua trajetória. Dentre eles, o Prêmio como Embaixadora da Paz em Paris; a Medalha Marielle Franco da Câmara Municipal de Salvador, junto com o grupo Olodum; o troféu Estrella Del Sur do Uruguai, que é destinado a escritores e artistas que por meio do seu trabalho dão voz às minorias. “Foi um momento muito bonito pra mim, mas a maior emoção da minha vida eu vivi nos campos de refugiados”, revela. 

O livro “Quando amanhece na Sicília”, de Lúcia Helena Issa, é uma obra que conta a história de mulheres que enfrentaram a máfia italiana e como se deu esse processo. “Eu costumo dizer que o tema de um livro escolhe você mais do que você a ele”, menciona. Lúcia revela que quando morava em Roma e trabalhava em cobertura de conflitos, teve um encontro bastante emocionante na embaixada brasileira com várias mulheres que lutavam por justiça. “Essa mulher me procurou contando que acompanhava meu trabalho e me levaria na Sicília para conhecer as mulheres que estavam lutando contra a máfia. A partir daí eu consegui entrevistar as mulheres que falo no livro”, explica.               

Lúcia Helena afirma ainda que todas as 120 mulheres entrevistadas no livro participaram da luta contra a máfia. “Elas não falavam de ódio, mas sim de justiça. À medida que fui entrevistando mulheres diferentes até chegar nas 120, eu me emocionava. É muito parecido com o que a gente você hoje na milícia do Rio de Janeiro, acredito que a do Rio se inspirou na máfia italiana”, lamenta.

A obra “Quando amanhece na Sicília” está disponível em várias livrarias virtuais, basta colocar o título na internet que encontra bem fácil. Já o livro “Filhas da esperança”, que é sobre refugiadas palestinas que lutam por paz e justiça, está com o lançamento previsto para julho deste ano. Logo em seguida, de acordo com Lúcia, vai sair outra obra sobre as mulheres da Síria.

Fique por dentro das novidades e acompanhe a jornalista e escritora Lúcia Helena Issa nas redes sociais:

instagram: @ luciahelenaissa
Facebook: https://www.facebook.com/luciahelena.issa.5 Facebook
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_q_cnq7_Rg7t6XWk6kB8fA/videos ube

Assista esta entrevista na íntegra:

Share This