A edição de 27 de abril do Quadradinho Cult, ancorado pela atriz e jornalista Larissa Sarmento, abordou os bastidores da Web série Planetelle, com a roteirista e diretora Felícia Johansson e sua filha Clarisse Johansson, que é atriz e produtora. Planetelle é uma Web série de quatro episódios que já está disponível no YouTube, feita em Brasília-DF com apoio do FAC (Fundo de Apoio à cultura do Distrito Federal).
A roteirista e diretora Felicia Johansson explica que Planetelle se tratra de um trabalho voltado para comédia ficção científica. “O mundo acabou e só sobraram personagens de um mundo digital. Não há mais terra, alimentos ou animais. O cenário é de um mundo habitado por essas personagens que sobraram de uma ficção qualquer”, esclarece.
Felicia Johansson enfatiza que é uma sátira ao mundo digital, onde só existe a mídia. “Não há mais natureza nem vida real, Planetelle conta com cinco personagens femininas e não existe referência nenhuma aos homens. Ninguém sabe se já existiram ou se ainda vai existir”, reforça.
Felicia Johansson conta que demorou fazer com que os editores confiassem em seu trabalho pelo fato de estar trabalhando com sua filha Clarisse Johansson. “As pessoas achavam que era a mamãe querendo fazer um audiovisual com a filhinha. Mas eu não era do audiovisual, sou conhecida no teatro, então eu tinha que pedir tipo aquelas cartas de recomendação que professores fazem para alunos realizarem curso no exterior”, relata Felicia.
Clarisse Johansson completa dizendo que foi por esse motivo que Planetelle demorou a entrar no ar. “Era uma coisa que já estava sendo criada, mas tivemos que aprender a editar as imagens para manter a narrativa”, afirma Clarisse. Segundo a atriz e produtora Clarisse Johansson, os episódios da web série Planetelle estão no YouTube e também no instagram, mas em formatos menores para o igTV.
Para concluir, a roteirista e diretora Felicia Johansson diz que Planetelle surgiu de uma vontade e curiosidade de se experimentar o audiovisual. “Eu sempre escrevi para teatro e trabalhei com processos colaborativos. Só que chegou em um momento que eu queria experimentar audiovisual. Então comecei a fazer experiências com o Chroma Key porque achava que o fundo verde seria uma oportunidade incrível de se experimentar gestualidades e textos”, diz.
Para conferir todos os episódios de Planetelle, basta acessar os links a seguir:
Canal
no YouTube: https://www.youtube.com/c/PlanetelleSerie
instagram @ planetelle.serie https://www.instagram.com/planetelle.serie/
Assista também esta edição na íntegra: