Rogério Barba e Paulo Miranda receberam no dia 28 de abril o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, para contar tudo sobre a agenda cultural do DF. O secretário lamenta o fato de diversas regiões administrativas não terem espaços culturais definidos. No entanto, ressalta que os agentes culturais estão recebendo recursos para executar seus projetos.
Na entrevista, Bartolomeu Rodrigues antecipou o novo edital do Fundo de Apoio a Cultura que prevê R$ 32 milhões que irá democratizar as oportunidades de produção artística no DF. Esse novo edital no valor de R$ 32 milhões é destinado a 21 linguagens culturais e contemplará 332 projetos, inclusive escolas de samba e pequenos blocos de carnaval.
Bartolomeu Rodrigues enfatiza que a cultura do DF vai ficar em dívida eterna ao governador Ibaneis Rocha. Segundo o secretário, ele sempre incentivou e esteve presente com o mantra de atender a cultura. O ativista social Rogério Barba menciona que a cultura é um grande braço para trazer empregos para as pessoas. “No aniversário de Brasília tivemos vários eventos que empregaram muita gente”, relembra.
De acordo com Bartolomeu Rodrigues, a cultura e a economia criativa no Distrito federal se profissionalizando cada vez mais. “Nós demos a nossa parcela de contribuição e o Estado tem incentivado e oferecido cursos de capacitação para os agentes culturais”, menciona. “Agora mesmo, estamos com um projeto maravilhoso que se chama Cultura nas Cidades. Ele está percorrendo todas as regiões administrativas e eu fico emocionado ao ver a quantidade de jovens se capacitando”, completa.
Bartolomeu Rodrigues reforça que a grande maioria dos eventos da capital federal tem algum tipo de fomento da Secretaria de Cultura. Em relação as festas juninas, o secretário explica que foi montada uma equipe exclusiva só para desenvolver e organizar a festa deste ano. “Posso antecipar o seguinte: vamos ter o melhor São João do Centro Oeste, só não digo que será do Brasil porque a concorrência com Campina Grande já é demais”, brinca.
Confira todos os temas abordados neste debate pelo link: