Apresentado pelo jornalista Antônio Leitão, a edição do programa Conexão Cidadã de quinta-feira (12), recebeu o Co candidato do Coletive Chão, Lukas Chaparral, para uma conversa sobre as eleições de 2022 e as candidaturas coletivas.

O Co candidato do Coletive Chão explica que o grupo da candidatura coletiva é composto por quatro pessoas de diferentes áreas de atuação como educação, LGBTQIA+, luta contra o racismo e poder feminino. “São ideias diferentes que se juntam para conseguir cobrir uma área de maior dentro do Distrito Federal”, ressalta.

Os pré-candidatos vêm de Samambaia, do Chaparral, na divisa de Taguatinga e Ceilândia, Sol Nascente e Plano Piloto. O Coletive Chão é fomado por Lêda Gonçalves Freitas – mulher negra militante pela igualdade racial e professora, militante da Educação; Sheila Campos – atriz, comunicadora, ativista do movimento cultural e militante feminista.

Também compõe o coletive, Luiza Cruz – mulher negra transfeminista e periférica; e Lucas Chaparral – jovem integrante das torcidas antifascistas organizadas, diretor social da Gaviões da Fiel no DF.

Segundo Lukas Chaparral, candidaturas coletivas é onde o mandatário encontra várias pessoas para que essas, possam auxiliar o no processo democrático. “O mandato coletivo vai tomar uma decisão assim que tiver a junção das ideias de todos componentes do grupo da candidatura coletiva. Juntando essas ideias, vamos escolher uma delas para que o mandatário consiga executar”, afirma.

De acordo com Chaparral, o intuito do mandato coletivo é trazer pessoas que não são ouvidas pelo partido político e pelo processo democrático. “Com muita luta, estamos conseguindo trazer diversas pessoas para nossas bases. Pode ter certeza que vamos fazer um mandato popular nessas áreas que a gente pertence”, enfatiza. “Com certeza dentro do Coletive Chão a gente vai trazer mudança para dentro da Câmara, para dentro do partido, e para todo o país”, completa.

O Co candidato do Coletive Chão, Lukas Chaparral, evidencia que quer mudança. “Nosso objetivo é estar sempre inspirando pessoas para que elas não fiquem paradas achando que algo vai mudar se não levantar e fizer algo. Então queremos incentivar novas pessoas a buscar essa vontade de mudança”, relata.

Confira todos os assuntos abordados nesta edição aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=da7kt1W0Vn8

Share This