A edição do programa Barba na Rua, de 17 de maio, ancorado por Rogério Barba, recebeu o Bispo Silas Renato para falar sobre os impactos do frio para a população em situação de rua. O entrevistado da edição, Silas Renato, viveu nas ruas do Brasil por 15 anos e hoje realiza um trabalho de acolhimento para as pessoas em situação de vulnerabilidade social no DF.

Depois que o Distrito Federal registrou o dia mais frio da história, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) abriu, na quinta-feira (19), um alojamento provisório para abrigar pessoas em situação de rua durante a noite. Instalado na quadra 907/8 Sul, o ginásio poliesportivo do Centro Interescolar de Educação Física (CIEF) disponibiliza uma permanência provisória das 20h às 8h da manhã.

Rogério Barba destaca que está nas ruas distribuindo cobertores e alimentos desde o dia 14 de maio. Juntamente com sua equipe do Instituto Barba na Rua, a cada dia ele está em uma cidade diferente do Distrito Federal para ajudar as pessoas em situação de rua. “Além do Instituto Barba na Rua, tem vários outros projetos que trabalham com a população em situação de vulnerabilidade social. A sociedade pode contribuir com doações de cobertores, agasalhos e alimentos”, reforça Rogério Barba.

Após sair das ruas, o Bispo Silas Renato ressalta que decidiu registrar o Instituto casa da Restauração em Samambaia Norte. Quem quiser contribuir, o telefone é o (61) 9 9953-6843; o PIX é o CPF: 477.471.881-53.

“Nossa sede fica em Samambaia Norte Qr 429 Conjunto 27 Lote 9. Em nossa unidade temos a modalidade de acolhimento as pessoas que são praticamente debilitadas e estamos também com o projeto de trazer ressocialização”, esclarece.

O Bispo Silas Renato diz ainda que quer criar uma oficina de sustentabilidade para que o acolhido possa desenvolver uma atividade que lhe dê um retorno financeiro. “Assim, ele pode se manter e tomar seus direcionamentos”, explica.  

Para colaborar com as pessoas em situação de rua, o cidadão também pode entregar cobertores e agasalhos nos Centros POP e nas 12 unidades do Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além dos locais divulgados na internet que vemos por aí nessa época de frio que estão com várias ações.

O entrevistado da edição, o Bispo Silas Renato, relembra que passou por diversas cidades sofrendo com o frio e fome. “Fiquei por dois anos em situação de vulnerabilidade em Brasília até um momento que pedi acolhimento e um assistente social do Cruzeiro me encaminhou para Sobradinho, no centro de acolhimento Casa Santo André”, relata.

Segundo Silas Renato, nesse centro de acolhimento ganhou 30 dias de recurso e nesses 30 dias, começou a trabalhar com construção civil. “Eu fiz uma escolha na minha vida de que não queria mais beber nem usar drogas. Quando eu tomei essa decisão, comecei a viver uma fase de superação na minha vida”, diz.

Silas Renato viveu nas ruas por 15 anos passando por São Paulo, Minas Gerais e Goiás até chegar em Brasília. O bispo é natural de Osasco-SP e os diversos problemas na família acabaram fazendo com que vivesse mais nas ruas, do que dentro de casa.

Saiba mais sobre a história de superação do entrevistado desta edição:

https://www.youtube.com/watch?v=iYRgAk0Uzk4

Share This