A edição do programa Barba na Rua, de 31 de maio, ancorado por Rogério Barba, recebeu Sérgio Botelho para um diálogo sobre o trabalho das comunidades Terapêuticas. Botelho é presidente da Federação de Comunidades Terapêuticas do DF e Entorno.
Além de jornalista, radialista e repórter-fotográfico, Sérgio Botelho foi o fundador da Revista Imagine Acredite, única revista de vínculo impresso de circulação no Congresso Nacional com editorias de cultura, política, religião e turismo. “A nova editoria especial é a Nova Política Nacional Antidrogas, que tem o apoio das comunidades terapêuticas e a descapitalização do tráfico de drogas”, revela Botelho.
O jornalista Sérgio Botelho afirma que para quem tem o interesse em se recuperar da dependência alcoólica, existe atualmente uma comunidade terapêutica em cada estado do Brasil. “São mais de 700 comunidades terapêuticas que recebem recursos do governo para acolher, gratuitamente, as pessoas que não têm condições de pagar um tratamento”, enfatiza.
De acordo com o jornalista Sérgio Botelho, o objetivo das comunidades terapêuticas é estar junto com todos, oferecendo apoio e dizendo que todos as pessoas que trabalham por lá estão juntas nessa. “Há três anos e meio as comunidades terapêuticas foram reconhecidas e receberam o apoio do governo federal”, relembra.
Ao longo do programa, foram exibidos alguns vídeos que mostram como é realizado todo o trabalho e ajuda nas comunidades terapêuticas. “Esse protagonismo das comunidades não é só de três anos e meio para cá, tem muitas comunidades ainda que não estão regularizadas e estamos buscando regularizar”. Afirma o entrevistado da edição.
Confira este bate papo completo: