Sayd Tenório fala sobre seu novo livro “Palestina – do mito da Terra Prometida a Terra da Resistência”.

Apresentado pelo jornalista Pedro César Batista, o Letras & Livros desta sexta-feira, 17 de junho, recebeu Sayd Marcos Tenório para falar sobre os Palestinos e sobre seu novo livro “Palestina – Do mito da Terra Prometida a Terra da Resistência”. Tenório é internacionalista, historiador e escritor. Durante o programa, Sayd fala sobre o lançamento que será na próxima quinta-feira (23), a partir das 18h na livraria Sebinho da 406 Norte. O livro custa R$65,00 e também está disponível no site da Estante Virtual.

O historiador, internacionalista e escritor Sayd Marcos Tenório relembra que a Palestina é uma das civilizações mais antigas do mundo. “Os árabes da palestina são populações ancestrais que remontam a criação das três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo”, menciona.  Segundo o historiador, a mídia ocidental tem um duplo olhar: de acordo com Sayd, enquanto o povo palestino luta pela sua soberania e respeito aos direitos humanos, esse movimento é tratado pela mídia ocidental como terrorismo.

“Se você perguntar para qualquer pessoa na rua sobre os palestinos, e que esteja desinformada, ela vai dizer que se trata de terroristas, homens bomba, etc”, afirma o historiador. Sayd diz ainda que ao longo desses 74 anos, a mídia ocidental ficava tentando consolidar esse senso comum. “É como estamos vendo agora no noticiário dos três maiores canais da televisão brasileira: o duplo olhar da mídia em elação ao conflito na Ucrânia. Quem for se informar apenas pela rede globo por exemplo, nunca vai saber que a operação especial do exército russo na Ucrânia é para acabar com a possibilidade de ressurgir um regime nazista”, esclarece.

De acordo com Sayd Marcos Tenório, existe no Brasil diversos movimentos de solidariedade para fazer denúncias dos crimes de Israel e das violações contra os direitos humanos dos palestinos. “Eu creio que em praticamente todas as capitais do Brasil existem. Qualquer um de nós que for a Palestina, verá como eles valorizam esses atos de solidariedade que ocorrem no mundo inteiro”, revela.

Para finalizar a edição, Sayd Marcos deixa uma frase de Nelson Mandela: “Enquanto não houver liberdade para os Palestinos, não haverá liberdade para a humanidade”. Sayd diz ainda que espera todos que puderem comparecer nesta quinta-feira (23), a partir das 18h, na livraria Sebinho da 406 Norte para o lançamento do deu livro. “Quem quiser conversar, pode me procurar no instagram @Saydtenorio. Será uma satisfação enorme dialogar sobre esse tema que eu atribuo como o mais importante sobre direitos humanos”. Enfatiza.

Site da estante virtual para adquirir o livro: https://www.estantevirtual.com.br/livrariavertov/sayid-marcos-tenorio-palestina-do-mito-da-terra-prometida-a-terra-da-resistencia-2470592765?show_suggestion=0

Assista esta edição na íntegra:

Share This