O TV Bancários desta quinta-feira (7) discute o desmonte da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a escalada da violência contra os povos indígenas, em transmissão ao vivo, a partir das 19h, pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato.

O convidado do programa é Gustavo Vieira, indigenista especializado da Funai, um dos fundadores da associação Indigenistas Associados (INA) e representante do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do DF na Funai Sede. Gustavo trabalhou na Coordenação de Índios Isolados e de Recente Contato, junto com Bruno Pereira, indigenista assassinado recentemente no Vale do Javari, no Amazonas.

A Funai está entre os órgãos que, no atual governo, passaram a atuar na direção contrária à da missão para a qual foram criados, a exemplo do que ocorre também no Ministério do Meio Ambiente e na Fundação Palmares. 

Organizações dos povos indígenas, funcionários da Fundação e indigenistas denunciam o uso da instituição em prol de interesses escusos do agronegócio, do garimpo ilegal, dos madeireiros, da pesca predatória e até mesmo do tráfico de drogas e de armas.

A permissividade governamental com atividades criminosas nos territórios indígenas é apontada como fator preponderante na escalada da violência contra os povos originários e contra todos os que ousam erguer a voz para protegê-los. 

A sentença de morte foi recentemente exposta pelo bárbaro assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Os casos de grilagem de terras indígenas, com chacinas e assassinatos de lideranças, proliferam por todo o país.

Da Redação do Sindicato dos Bancários

Share This