A edição do programa Barba na Rua de 5 de julho, ancorado por Rogério Barba, recebeu a Secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, para um diálogo sobre trabalho social na esfera governamental. A convidada da edição destaca que a população está vendo o quanto os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), avançaram. Seja em programas, serviços ou divulgações.
“Eu faço questão de lembrar que somos a primeira Secretaria do Distrito Federal, e umas das primeiras do Brasil, que conseguiu colocar o curso de formação dos aprovados nos concursos”, ressalta Mayara Noronha. Segundo a secretária, logo na primeira nomeação, todos os cargos de nível médio avançaram de forma acelerada. “De lá pra cá, já foram mais ou menos 10 nomeações”, afirma.
De acordo com Mayara Noronha, sua primeira atuação enquanto secretária da assistência social foi tratar das nomeações. “Um mês após a minha entrada na Sedes-DF esse processo já estava rodando e houve uma nomeação significativa naquela época”, relembra.
“Em relação às próximas nomeações, estamos trabalhando para que ocorram ainda mais. Temos a limitação do ano eleitoral, mas estamos trabalhando para avançarmos”, completa.
Noronha revela que na época que foi construído o edital da Sedes-DF, não inseriram os engenheiros. “Precisamos desses profissionais. Estamos em uma fase onde foi autorizada a construção de cinco restaurantes comunitários, sendo dois já em fase de construção e não há previsão de engenheiros para o edital. Esse é só um dos tantos exemplos, para que a população possa entender que a necessidade de que ocorra um novo edital é urgente”, alerta.
Segundo a secretária Mayara Noronha, estamos vivendo um cenário onde é fundamental que se fortaleça as Comunidades Terapêuticas e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). “Essa é uma das maiores necessidades que temos. Mas precisamos da Secretaria de Educação, da legislação sendo fortalecida e, além disso, precisamos falar mais sobre esse
assunto perante outros poderes”, afirma.
Confira esta entrevista na íntegra aqui: