O livro CIEM: uma escola para a Vida é tema do Brasília Notícias desta quinta (28/7/22), ao vivo, às 15h30, pela Tv Comunitária, em entrevista do jornalista Paulo Miranda com o jornalista e autor do livro Antonio de Pádua Gurgel.
Como parte das comemorações pelo 60º aniversário da Universidade de Brasília (UnB), será realizada uma pré-venda do livro CIEM: uma escola para a Vida durante a 74ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se realiza entre os dias 24 e 30 de junho no campus da UnB.
O livro focaliza o Centro Integrado de Ensino Médio, um laboratório pedagógico da Faculdade de Educação. Na década de 1960, o CIEM testava técnicas pedagógicas que só agora sendo disseminadas para as escolas públicas de todo o Brasil por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Essa escola de educação integral em tempo integral estimulava os alunos a desenvolverem suas competências socioemocionais, como propõe agora a BNCC.
Com suas Práticas Educativas Vocacionais, o CIEM já continha uma espécie de embrião para o chamado Projeto de Vida, que agora está se tornando a linha mestra do ensino médio.
Sobre essa escola, Darcy Ribeiro declarou: “O CIEM foi a melhor experiência em educação secundária feita no Brasil”. Fazia parte da estrutura da Universidade de Brasília, cujo projeto pedagógico foi feito pelo grande Anísio Teixeira, considerado “o pai da escola pública no Brasil”. Além de Anísio, o próprio Darcy Ribeiro participou da elaboração do projeto, assim como Lauro de Oliveira Lima e José Aloísio Aragão, primeiro diretor da escola.
O autor do livro é o jornalista e editor Antonio de Pádua Gurgel, ex-aluno da escola que já publicou cerca de 60 livros por meio de sua editora, cujo site é www.paduagurgel.com.br,
Duas outras publicações do mesmo autor que focalizam aspectos dos 60 anos da UnB também serão vendidas durante a SBPC.
A rebelião dos estudantes é uma reconstituição histórica dos fatos mais importantes do movimento estudantil em 1968, resgatando a brava luta dos estudantes por melhorias na educação e pela redemocratização do Brasil, bem como a sangrenta repressão sofrida pela UnB naquele ano.
Por sua vez, o Jornal da Década de 70 reproduz coleções de jornais alternativos publicados em Brasília durante o período, relata a retomada do movimento estudantil a partir de 1974 na UnB e registra importantes fatos acontecidos no Brasil e no mundo durante a década de 1970.
.
Para a imprensa. Maiores informações podem ser obtidas com Antonio de Pádua Gurgel (apaduagurgel@terra.com.br ou WhatsApp (27) 99864-3566.