Na quinta-feira, 4 de agosto, o programa TV Sindsasc, ancorado pelo diretor de Comunicação do Sindsasc, Clayton Avelar, abordou a atuação no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – CDCA/DF, com a participação do conselheiro do CDCA, Leovane Gregório. O programa foi transmitido ao vivo, às 17 horas, pelo Facebook, YouTube do Sindsasc e pela TV Comunitária (canal 12 da Net).
De acordo com o conselheiro do CDCA, Leovane Gregório, o CDCA é composto por 30 conselheiros, sendo 15 da sociedade civil e 15 do governo. “A forma com que a sociedade participa é por meio de eleição a cada dois anos para escolher os membros que representarão a sociedade civil. Além disso tem também, por parte do governo, nomeação de vários conselheiros”, esclarece.
Como o CDCA está vinculado administrativamente a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus), Leovane Gregório, destaca que o conselho tutelar tem a tarefa de garantir uma vaga para as crianças nas escolas. “O conselho tutelar deve ser o primeiro a brigar, junto a regional de ensino, para que de fato a criança tenha direito à educação”, diz.
O âncora da edição, Clayton Avelar, destaca que cada vez mais as crianças e adolescentes precisam de medidas administrativas. “Nós vivemos em uma sociedade que é destruidora de direitos”, lamenta Avelar. Leovane Gregório completa dizendo que cabe a nós estarmos cada vez mais atentos e próximos das políticas para discutir com a comunidade. “Se as políticas funcionassem a contento, já estaríamos muito bem servidos daquilo que a gente precisa enquanto sociedade”, enfatiza.
Assista esta entrevista na íntegra aqui: