No Quadradinho CULT, de quarta-feira (24/8/22), a trajetória do Festival de Dança do Centro-Oeste foi o assunto do programa com a atriz e jornalista Larissa Sarmento. Ela recebeu Sergio Bacelar, diretor do MID e Guilherme Filho, curador do festival.

O MID traz para o DF apresentações de companhias estrangeiras que estreou aqui no DF dia 25 e vai ficar em cartaz por três semanas em vários pontos da cidade como CCBB, no Espaço Cultural Renato Russo, na 308 Su, e no Espaço Garagem, da 913 Sul.

“Teremos companhias internacionais e também um espetáculo com estreia mundial aqui nesse festival”, destaca o diretor do MID Sergio Bacelar. Segundo Sergio, o MID é um festival que envolve todas as danças. “Queremos reunir no mesmo lugar e período, todos os diferentes segmentos da dança e seus públicos, pois o público de uma vai ver o espetáculo da outra, o dançarino da dança de rua vai se inspirar na dança contemporânea e por aí vai”, pontua.

De acordo com Bacelar, esta edição o MID conta com uma programação internacional para dialogar e continuar essas conversas mundo a fora. “Além dos espetáculos locais e internacionais, a gente sempre faz uma residência artística e normalmente um coreógrafo de expressão internacional ou nacional vem para as 40 horas de trabalho. Fazemos muitos workshops”, afirma.

Segundo o curador do MID, Guilherme filho, o MID nasceu em 2009 e a curadoria para esta edição do festival MID foi escolhida desde antes da pandemia. “Eu sou curador desde as últimas 4 edições. Já assistia antes, mas agora eu participo também”, menciona.

Guilherme diz ainda que é uma felicidade muito grande dos integrantes do festival MID, o fato de que os teatros estão sendo reabertos. “Outra preocupação do MID é trabalhar temas de inclusão, raça, gênero e não só nos temas, mas também em quem faz”, afirma. 

O diretor do MID menciona que além dessa apreciação e atividades de formação, o Festival trabalha a relação com a comunidade. “Contamos com aulas ao ar livre nos finais de tarde. Na realidade, o MID procura sempre esse diálogo com o público jovem e com as danças de rua e todas as danças que fazem parte da periferia”, diz.

Sergio Bacelar reforça que outra coisa importante é ação educativa do MID. “A gente trabalha com os alunos da rede pública e, nos últimos anos, priorizamos aqueles que têm deficiência intelectual. O MID é um projeto completo e que nos dá muito prazer”, afirma.

Confira esta entrevista completa:

Quadradinho CULT – YouTube

Share This