Ancorado pela jornalista Camila Piacesi, a edição do Baú Musical de (27/8/22) recebeu o artista, teatrólogo e produtor cultural Lucas Sacramento para apresentar seus trabalhos e trocar ideias sobre sua trajetória no meio cultural. Lucas Sacramento é diretor do Festival Despertacular e também é surdo. Ele explica ao público, por meio da intérprete de Libras Flávia Novas, que é um festival feito de surdos para surdos que estará na Capital Federal de 9 a 11 de setembro.
Esse festival oferece oficinas de teatro, exposições artísticas circenses e já está em sua 3ª edição. Lucas Sacramento destaca que nos anos anteriores, como em 2018, por exemplo, os organizadores ficaram com a expectativa de encontrar alguns surdos de outros estados, mas foi só na edição de 2019 que surdos de todo o país se inscreveram.
“Por conta da pandemia ficamos dois anos parados, mas pessoas de outros países e estados ficaram interessadas e nesse ano de 2022 conseguimos o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), para criarmos uma proposta com mais qualidade, para que assim, a comunidade surda tivesse uma visibilidade maior”, ressalta.
Sobre o nome Despertacular do Festival, Lucas esclarece que durante conversas com a esposa chegou à conclusão de que a palavra Despertacular é como se fosse um despertar.
“Faltava essa acessibilidade do surdo em alguns eventos porque ele não era tão visto assim. Eu já tinha percebendo que em vários estados, algumas pessoas estavam lutando pela acessibilidade e começamos a pensar em como poderíamos defender esse protagonismo surdo”, diz.
Segundo o diretor do festival Despertacular Lucas Sacramento, o festival conta com intérpretes de Libras para que eles possam dar voz para os surdos, como no caso desta edição do programa Baú Musical. “O nosso objetivo é promover o protagonismo surdo para que eles possam expor os seus sentimentos no festival”, enfatiza.
Sobre a criação do Projeto Despertacular, Lucas Sacramento revela que conversava com a esposa Renata que também é surda, que o Brasil precisava promover a arte surda. “Tínhamos alguns objetivos como a proposta de criar um evento de cinema, teatro, literatura e exposições por exemplo, colocando tudo isso em um único evento focado em Libras. Com isso, conseguiríamos divulgar essa linguagem para que ela tivesse mais visibilidade e reconhecimento”, afirma.
Lucas Sacramento reforça que o do Festival Despertacular acontece no Espaço Cultural Renato Russo de 09 a 11 de setembro. O credenciamento começa ao 12:00 e as oficinas vão de 14h às 21:30. Para mais detalhes, acompanhe o Festival nas redes sociais: @despertacular.
E nas páginas:
Acompanhe também esta edição na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=MVBlAsZ0Xxkhttps://www.youtube.com/watch?v=MVBlAsZ0Xxk