Apresentado pelo comunicador comunitário e popular Rogério Barba, a edição de terça-feira (30/8/22) do programa Barba na Rua contou com a presença do fundador do Instituto Mãos Solidárias, Wanderly Santos, para uma conversa sobre esse Instituto que administra 14 pontos de atendimento no DF.
Wandery conta que iniciou seus trabalhos sociais no Sol Nascente há seis anos. “Quando eu vi uma reportagem de uma família em vulnerabilidade no Sol Nascente, aquilo me comoveu de uma forma tão grande que eu acabei me dirigindo àquela região a qual eu não conhecia, e iniciei o projeto construindo uma casa para aquela família”, revela.
De acordo com o fundador do Instituto Mãos Solidárias, hoje existem 40 cursos sendo ministrados na instituição. “Nós entendemos que para mudar a realidade de uma comunidade, é preciso que tenhamos educação de qualidade e profissionalização”, afirma. “Muito mais digno do que receber uma cesta básica, é poder comprar o seu próprio alimento”, completa.
Segundo Wanderly Santos, o Instituto Mãos Solidárias se enquadra em qualquer contexto onde existam pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Hoje eu atendo em cinco polos e a comunidade do Sol Nascente conta com uma creche e um centro de profissionalização”, enfatiza.
De acordo com o fundador do Instituto Mãos Solidárias, esse projeto que iniciou há seis anos foi crescendo e atualmente está com cinco polos de atendimento para pessoas em vulnerabilidade social e uma creche que atende a região do P Norte e Sol Nascente.
“Temos também o Centro de Profissionalização com mais de 35 cursos gratuitos, é o maior Centro de Profissionalização de Taguatinga, Ceilândia e Sol Nascente. Lá contamos com 75% dos cursos de grande relevância em parceria com o Senai e Senac, além dos 30% dos cursos feitos pela instituição”, reforça.
Assista esta edição completa aqui: