O musical infantil O Bicho Papinha, de autoria de Vicente Sá, acaba de estreiar no Teatro Mapati, na 707 Norte. O espetáculo tem a direção de Tereza Padilha e a produção executiva e direção musical do músico e poeta Zelito Passos.
Para conversar sobre o musical infantil, a jornalista Camila Piacesi, conversou com os três cabeças do espetáculo no programa Baú Musical de sete de setembro de 2022.
O bicho papinha trata de uma fábula musical infantil sobre ecologia, respeito a natureza e a diversidade. Ele conta também com uma história musical de seis pessoas que moram em um bosque e lutam para que o Bicho Papão não destrua seu habitat e assim, possa construir seus prédios. “Nessa aventura, eles têm a ajuda do Bicho Papinha com muita música e alegria, tratando a importância da natureza e dos sonhos”, explica o autor Vicente de Sá.
A diretora do teatro Mapati, Tereza Padilha ressalta que quando foi convidada para dirigir o espetáculo, ficou bastante encantada pelas questões que o espetáculo aborda. “Esse espetáculo fala de uma série de coisas fundamentais para a vida, como preservar os animais e a natureza. Ele fala também da importância dos nossos bosques, parques e o verde, que é uma coisa fundamental”, enfatiza. “ Além disso, ele trata também sobre o respeito de você ser o que tem vontade de ser, e a diversidade”, completa.
Tereza Padilha diz ainda que vivemos momentos onde o preconceito está sempre prevalecendo e por isso, tem um prazer gigante de falar sobre esse espetáculo. “Eu trabalho com criança há muitos anos e temos essa preocupação em falar com elas sobre a questão racial, diversidade e ecologia. Fiquei muito feliz em montar um trabalho onde eu possa falar para as crianças a importância do respeito no geral”, afirma.
De acordo com o autor de O Bicho Papinha, Vicente de Sá, esse espetáculo é sua primeira peça de teatro e ele já quis começar com essa ideia ousada. “Todo escritor é um contador de história. Eu tenho uma tranquilidade de oferecer esse espetáculo porque ele foi muito bem montado pela nossa produção e direção mágica da Tereza Padilha”, menciona.
Vicente de Sá diz ainda que o maior salário do autor é o aplauso, e o maior salário do palhaço é a gargalhada. “Nós precisamos do público para assistir nosso espetáculo, porque isso aqui é a nossa vida”, enfatiza.
O Bicho Papinha tem músicas de Aloísio Brandão, Flávio Faria, Gadelha Neto, Lucina, Renato Matos, com Rênio Quintas, Sérgio Duboc, Túlio Borges e Zelito Passos. O diretor musical Zelito conseguiu reunir um time de artistas veteranos em torno do musical.
Confira esta edição completa aqui: