Apresentado pelo jornalista Antônio Leitão, a edição de quinta-feira (08/09/22), do programa Conexão Cidadã contou com a presença do candidato a deputado distrital do Partido dos Trabalhadores, Gabriel Magno, para discutir sobre as eleições e a educação do Distrito Federal.

Magno destaca estar convencido de que o povo brasileiro e o povo do DF estão conscientes do tamanho dessa eleição que acontece dia 2 de outubro. “É fundamental reconstruirmos esse país e eu não tenho dúvida que essa reconstrução passe pela eleição do Lula presidente, e precisa ser no 1º turno. Faço esse chamado em defesa dos nossos direitos e democracia”, enfatiza.

Gabriel é professor de Física da Secretaria de Educação desde 2009. Ele conta que iniciou na militância política no movimento estudantil, integrando a gestão de diretor central dos estudantes (DCE), da UnB em 2006.

“Foi muito importante porque foi um dos primeiros movimentos políticos brasileiros que se posicionou a favor no movimento estudantil da esquerda brasileira, para defender a importância de mudarmos a agenda da universidade para uma agenda de expansão e democratização”, conta. “Aqui em Brasília a UnB se transformou muito com a criação dos campis de Planaltina, Gama e Ceilândia”, completa.

O professor e candidato a deputado distrital relembra que estamos vivendo uma dramática situação nas universidades com os cortes bilionários do Ministério da Educação (MEC), que colocam em risco a própria existência das universidades públicas. “As universidades passam muitas dificuldades devido a esses sucessivos cortes dessa última gestão”, pontua.

Gabriel Magno relembra que militou na juventude do Partido dos Trabalhadores (PT). “Participei ativamente do processo de mobilização em 2009 do #ForaArruda, com a ocupação da Câmara Legislativa”, diz. Já em 2013, Magno foi eleito para integrar a direção do Sindicato dos Professores e a partir daí o candidato conta que iniciou sua trajetória no Movimento Sindical.

“Fiquei dois mandatos na direção do Sinpro. De 2013 a 2019 e construímos muitas lutas e vitórias no último plano de carreira da nossa categoria. Infelizmente os dois últimos governos deram calote não só na última parcela, mas também em vários direitos que a gente tinha conquistado naquele momento”, lamenta Gabriel Magno.

O professor e candidato a deputado distrital diz ainda que em 2017 foi eleito para a Confederação Nacional dos trabalhadores da educação (CNTE). “Atualmente estou na direção e licenciado para a disputa eleitoral. Fui convidado pela Arlete Sampaio a ser o chefe de gabinete e assumi essa tarefa em agosto de 2019 com muito orgulho. Hoje me coloco nessa tarefa de ser candidato a deputado distrital pelo partido dos trabalhadores”, enfatiza.

Magno chama a atenção dos telespectadores para esse processo eleitoral e principalmente, para os educadores e toda a população que vai para as urnas dia 02 de outubro. O candidato termina a edição com uma frase de Paulo Freire: “É preciso que a gente diminua a distância entre o que a gente fala e o que a gente faz, até que um dia nossa prática seja igual a nossa fala”, diz.

Gabriel Magno explica que diz isso porque, segundo ele, durante as eleições vamos escutar muita gente prometendo muita coisa. Mas se olharmos para o que eles fizeram, vamos perceber que está muito distante daquilo que estão defendendo no momento da eleição.

Assista esta edição completa:

Conexão Cidadã – YouTube

Share This