Ancorado pelo jornalista Paulo Melo, o programa Foco Nacional, de 20 setembro, recebeu o ex-deputado Roney Nemer e o presidente da Assosíndicos-DF, Emerson Tormann para um bate papo sobre as eleições de 02 de outubro e também para contar um pouco mais de suas trajetórias de vida. O programa vem para trazer ainda mais entrevistas, reportagens especiais, prestação de serviços, dicas de empreendedorismo, economia e política para terminar o seu dia com o foco nas principais notícias.
O ex deputado Roney Nemer destaca que chegou em Brasília com 17 anos de idade mais ou menos, e seu maior sonho era ser arquiteto. Roney menciona que seu primeiro emprego foi na Central de Abastecimento (Ceasa-DF), onde prestou serviços por seis anos. “Eu meti a cara nos livros. Passei na UnB e me formei em arquitetura. Fiz concursos e durante esse período trabalhei no Ministério da Agricultura e Novacap”, relembra.
Roney Nemer revela que quando o ex-Governador Joaquim Roriz foi nomeado, ele queria dar início à construção do Paranoá. “Nesse momento ele me contratou para projetar o Paranoá. Depois ele criou um grupo de assentamento com mais três arquitetos aí fizemos Sobradinho II, Bairro Veredas e a expansão de Planaltina”, afirma.
Nemer diz ainda que também trabalhou no Departamento de Urbanismo (DEU), onde participou da construção do Riacho Fundo I e II, Santa Maria e Recanto das Emas. “Também regularizamos o Varjão e São Sebastião. Fui assessor do Filippelli na Secretaria de Obras e depois virei administrador de Samambaia em 1999. Já em 2000, atuei como administrador do Recanto das Emas e em 2002, fui eleito a deputado distrital pela 1ª vez e fui secretário de obras no governo Roriz”, conta.
O ex-deputado Roney Nemer relembra também que em 2006 foi eleito e atuou como secretário de turismo no governo Arruda. “No ano de 2010 fui eleito de novo já no governo Agnelo, mas não participei do governo e fiquei trabalhando na Câmara. Agora em 2022, estou disputando as eleições a Deputado Federal pelo Progressistas”, enfatiza.
O Presidente da Assosíndicos-DF, Emerson Tormann conta que chegou de Porto Alegre-RS na Capital Federal em 2011. “Eu vim a Brasília justamente porque eu era ligado à área da arquitetura. Mais fortemente ligado à área de iluminação”, ressalta. Emerson destaca que trabalhava em projetos que atendiam o Natal Luz de Gramado; natal do Acre e Recife, e também o Festival Folclórico de Parintins, no interior do estado do Amazonas.
“Eu gosto muito de trabalhar nessa parte de engenharia, até porque eu sou formado em eletrônica”, reforça o Presidente da Assosíndicos. Emerson Tormann menciona que durante muitos anos trabalhou desenvolvendo projetos de TI na área de redes de computadores para bancos e indústrias no Rio Grande do Sul.
Sobre os atendimentos aos condomínios em Brasília, Tormann afirma que foi fácil identificar que existia nicho para isso. “Foi criado um grupo a partir da Associação e começamos a desenvolver um trabalho em Brasília. Nesse momento me deparei com uma grande dificuldade ao fazer contato com os síndicos, pois eles confundiam nosso trabalho com campanha política, o que não é verdade”, esclarece. “Estávamos lá justamente para identificar quais eram as necessidades, para aí sim, fazer o link com os parlamentares e trazer melhorias para essas pessoas”, completa.
Ao final da edição, Roney Nemer menciona que o ex-Governador Joaquim Roriz dizia que governar é definir prioridades depois de ouvir o povo. “Eu penso que legislar é assim também. Quero trabalhar por mais qualidade de vida no Distrito Federal e no entorno”, afirma.
Confira esta edição completa: https://www.youtube.com/watch?v=i2NAAPWJi_k