Ancorado pelo jornalista cego Antônio Leitão, a edição de quinta (22/09/22), do programa Conexão Cidadã contou com a presença da candidata a deputada distrital pelo AVANTE, Mariana Siqueira, que é surda juntamente com sua intérprete, para discutir sobre as eleições e sobre Pessoas com Deficiência (PcD) do Distrito Federal.

A candidata e Analista de Sistemas Mariana Siqueira Surda destaca que é a primeira vez que uma mulher surda consegue essa participação na política na área de Deputada Distrital. “Agora eu me sinto mais participativa não só da comunidade surda, mas também com toda comunidade em geral de deficientes”, ressalta.

Mariana Siqueira relembra que desde criança estudou em escolas públicas com ouvintes e cresceu com muita dificuldade. Ela menciona que sua família não sabe se comunicar em Libras e tem que recorrer a oralizações para haver comunicação entre eles. O surdo oralizado se trata daquele que se comunica utilizando a língua oral ou escrita.

“Eu tenho capacidade de fazer tudo que eu quiser. Consigo trabalhar, dirigir, etc. Mas é difícil mesmo eu sei, mas mesmo com as barreiras e dificuldades na área da comunicação eu consigo”, enfatiza.

Siqueira lamenta sobre a precarização das unidades de saúde que muitas vezes não contam com técnicos, enfermeiros e médicos com conhecimento em Libras para o atendimento ao paciente surdo.

“A pessoa vai para o atendimento no posto de saúde e o enfermeiro que vai atender não sabe Libras. É uma coisa necessária! Com o deficiente visual por exemplo, dá para fazer o atendimento, mas com o surdo não dá?! É fundamental que haja esse apoio, estamos em um momento que todos precisam estar unidos”, alerta.

Mariana Siqueira Surda menciona que em sua candidatura quer trabalhar focada em diversas áreas e auxiliar toda a comunidade deficiente. “A mãe de filhos deficientes e autistas levam seus filhos para uma determinada escola e lá não tem estrutura para receber aquele aluno, não tem um material e atendimento adequado. Eu percebo que falta bastante isso. É necessário que haja escolas integrais por exemplo, para que a mãe possa trabalhar despreocupada sabendo que o filho está seguro lá dentro”, pontua.

A candidata enfatiza o desejo de que haja mais união e empatia entre todos. “Quero que tenhamos mais amor uns com os outros para que possamos discutir as propostas. Se eu passar nessa candidatura, quero que todas as pessoas trabalhem exatamente junto comigo, não quero ficar sentada sozinha. Todos as pessoas têm uma história de vida e uma luta diferente. Sejam eles surdos, deficientes visuais, autistas, cadeirantes ou até mesmo sem nenhuma deficiência. Deficientes ou não, todos nós precisamos estar juntos”, afirma.

O jornalista Antônio Leitão completa dizendo que essa boa vontade e humanização de modo geral deve partir de todos para que haja um espirito coletivo nessas eleições. Mariana revela que existem diversos deputados que não têm participação nenhuma nas comunidades de deficientes.

“Sabemos das nossas necessidades, então essas barreiras precisam acabar. Falta muito investimento no trabalho e nos movimentos de luta do surdo. Precisamos de mais oportunidades e condições”, afirma.

Os sites, e perfis das redes sociais da candidata Mariana Siqueira Surda são: https://www.instagram.com/marianasiqueiraoficial/

Assista também esta edição na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=hXnlnNxgcXI

Share This