*Por Kelly Jenyfer

Lúcia Bessa, que ancora o programa Papo à Bessa, recebeu na última quinta-feira (22), a reprogramadora mental e emocional Thaís Caiafa neste Setembro Amarelo, para uma discussão sobre o aumento do suicídio no Brasil, um mês dedicado à prevenção do suicídio que visa conscientizar as pessoas e evitar o seu acontecimento. Durante a edição, Thaís também relata um breve depoimento pessoal de quando estava com depressão, mas escolheu viver.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano. Ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Thaís Caiafa destaca que conseguiu vencer a depressão, a síndrome do pânico e a tendência ao autoextermínio.

“Já fazem quase 10 anos que não tomo medicação psiquiátrica, meu terapeuta me deu alta e hoje estamos até palestrando juntos. Infelizmente vivemos em uma sociedade enferma emocionalmente que repete padrões tóxicos”, afirma a reprogramadora mental e emocional.

Segundo Thaís Caiafa, o padrão tóxico que é repetido está tão natural e no piloto automático que as pessoas nem estão percebendo quando fazem.

Thaís Caiafa ressalta a importância de nos reprogramarmos emocionalmente, espiritualmente e em todos os pilares. “Eu primeiro esvazio todo o lixo que foi imposto tirando aquilo que não é meu, que não me pertence, e me reconecto com a minha essência”, esclarece.

“Temos que aceitar nossa personalidade como ela realmente é. Quando assumimos quem somos, o que o outro pensa sobre a gente é única e exclusivamente problema do outro”, completa.

De acordo com a reprogramadora mental, quando resgatamos o amor próprio e nos reconhecemos como ser de luz, a escuridão automaticamente vai embora e começamos a emanar energia boa. “Preencha-se de amor para você transbordar. Até porque como você vai dar aquilo que você não tem e esperar que o outro te dê? O amor começa em você, por você e através de você. Não espere nada dos outros, o que vier é lucro”, enfatiza.

A apresentadora da edição Lucia Bessa reforça que ninguém merece viver em sofrimento e desconectado consigo mesmo. “A gente não precisa de alguém do nosso lado que não nos ame e que não nos respeite. Deixe ir, é libertador para você e para o outro”, pontua.

Thaís Caiafa deixa algumas dicas no final desta edição. Segundo a reprogramadora mental, devemos buscar uma boa alimentação e a prática de algum exercício físico como dança, natação ou artes marciais.

“Inventa algo que você goste de fazer porque é isso que vai trazer o equilíbrio do seu corpo, mente e espírito. Não fique mendigando amor ou atenção. Preste atenção em quem você é. Se olhe no espelho e se reconheça como ser de luz”, enfatiza.

*Kelly Jenyfer é Jornalista e repórter-fotográfica. É redatora na TV comunitária de Brasília.

Acompanhe a convidada do programa Papo à Bessa nas redes sociais:

Instagram: @thaiscaiafasistemica https://www.instagram.com/thaiscaiafasistemica/
Facebook: Thaís Caiafa https://www.facebook.com/thaiscaiafa

Confira também esta edição na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=2xivcvswEX4

Share This