BSB Capital | 09/12/2022 |
“Tomei a decisão (de anunciar os primeiros nomes) porque preciso que algumas pessoas já comecem a trabalhar”, disse Lula
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente nesta sexta-feira (9), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília os cinco primeiros ministros de seu governo.
Lula afirmou que a decisão de anunciar os cinco ministros se deu para que os indicados comecem a trabalhar. “Tomei a decisão (de anunciar os primeiros nomes) porque preciso que algumas pessoas já comecem a trabalhar”, afirmou. Ele também brincou que anunciou mais nomes para ter outras pessoas para conversar com a imprensa sobre os trabalhos do futuro governo.
No domingo (11) o petista deve determinar a quantidade de ministérios e secretarias que terá. Segundo o presidente eleito, na semana que vem, ele poderá anunciar “mais do que o dobro” de ministros do que a quantidade anunciada hoje.
Os nomes anunciados foram: Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda; José Múcio Monteiro – Ministério da Defesa; Rui Costa – Casa Civil; Flávio Dino Ministério da Justiça e Mauro Vieira Ministério das Relações Exteriores.
Sobre o Ministério da Segurança Pública, hoje vinculado ao da Justiça, Lula disse que há interesse de recriar o Ministério da Segurança Pública de forma organizada, “mas não pode fazer as coisas de forma atabalhoada. Dino tem a função de primeiro consertar o funcionamento do ministério da Justiça”, afirmou o presidente eleito.
Flávio Dino aproveitou seu momento de fala para anunciar sua primeira indicação, que recebeu o aval de Lula, para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal (PF). O nome acordado foi o do delegado da PF Andrei Passos Rodrigues, responsável por chefiar a segurança de Lula desde a campanha eleitoral.
Lula ainda falou sobre a ausência de mulheres e negros entre as primeiras indicações: “Vai chegar uma hora que vocês vão ver mais mulheres do que homens aqui e a participação de companheiros afrodescendentes aqui.”
Lula (PT) afirmou que a imprensa será tratada com mais “decência” no futuro governo e que não haverá mais o que chamou de “indústria das fake news”.
Com informações da TV CNN Brasil.
Fonte: https://bsbcapital.com.br/lula-anuncia-os-primeiros-5-ministros-de-seu-governo/