A TV Comunitária de Brasília esteve na tarde de hoje (29) no CEF 27 da QNR 1, Área Especial, de Ceilândia para a primeira parte da oficina da Escola de Mídia Comunitária – TV em Movimento.

Dezesseis meninas e meninos participaram da oficina e conheceram na teoria o que é fazer-ser-tv. Nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, eles e elas vão ter a oportunidade de fazer-ser-tv na prática nos estúdios do canal, com uma programação ao vivo pelo canal 12 na NET e redes sociais da emissora: facebook. Blog, youtube e instagram.

O contato inicial de Agostinho Reis, agente cultural responsável pela Escola de Mídia FAC, uma parceria da TV Comunitária com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foi com o professor de Arte, Danilo Ramos. A equipe do canal foi recepcionada também pela professora Amanda (Geografia/História) e pela supervisora da escola.

Os professores do CEF 27 de Ceilândia são muito ativos e atraem os alunos para projetos interessantes, tal qual o Isso “É Coisa de Preto”, que culminou com uma pracinha para diálogos, com murais com o povo negro, ao pé de uma frondosa árvore.

O projeto tem por objetivo de ampliar o contato deles e delas com a cultura africana e afro-brasileira, e contribuir para que se percebam como negros e negras atuantes em uma sociedade racista e que precisa de mudança urgente.

Levantamento do Censo Escolar de 2018, observa que apenas 13,5% das/os estudantes pretas/os estão na rede privada de ensino no Distrito Federal e mostra um crescimento de estudantes pretas/os que ingressam na rede pública de ensino. Na pré-escola, constituem um percentual de 71, 9%, e no ensino médio de 86,5%.

A Escola de Mídia promove o empoderamento televisivo de crianças, jovens e adolescentes, dando visibilidade e voz, ao vivo, e ressignificação a identidade deles.

Assista pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=bqzdZP5MKI8
Share This