Jornalista Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
No programa Letras & Livros de sexta-feira (23/02), apresentado pelo jornalista Pedro César Batista e transmitido pela TV Comunitária de Brasília, canal 12 na Claro NET e redes sociais, Maria José Rego, líder da Associação de Apoio aos Brasileiros em Situação de Imigração em Portugal, participou de uma conversa sobre os desafios enfrentados por brasileiros que optam por viver em Portugal.
Maria José Rego explica que a Associação Portuando é uma organização que oferece suporte a brasileiros em situação de imigração em Portugal. Ela menciona que a ideia de fundar essa associação surgiu durante um seminário realizado em 10 de dezembro de 2022, logo após a eleição de Lula como presidente. “O seminário foi promovido pelo comitê de luta Portugal”, explica.
Segundo Maria José Rego, em abril de 2023, a associação foi oficialmente constituída, tendo como data de fundação o dia 25 de abril. Ela destaca que essa escolha não foi por acaso, pois queriam que coincidisse com a data comemorativa em Portugal. Segundo Maria José, o propósito da associação é oferecer suporte aos imigrantes brasileiros em território português e promover atividades sociais, recreativas e culturais.
A dirigente da Associação de Apoio aos Brasileiros em Situação de Imigração em Portugal menciona que ela e sua equipe têm realizado diversos eventos e encontros, inclusive com outros grupos em Portugal que têm inclinações políticas de esquerda, visando trabalhar nesse sentido. “A questão de alguns brasileiros terem sofrido xenofobia, isso vem ocorrendo com maior número se comparado a anos anteriores. Além disso, o núcleo do PT de Lisboa tem colaborado nesse tema, para poder amenizar a situação, juntamente com o comitê de mulheres e o consulado”, ressalta.
Segundo Maria José Rego, em sua visão, os brasileiros que vão para Portugal em busca de trabalho são os que mais enfrentam dificuldades. Ela destaca que a maioria das oportunidades disponíveis está relacionada à restauração, hotelaria, cuidado de idosos, entrega de encomendas e motorista de aplicativos de transporte. “Esses brasileiros são os que, na opinião, mais enfrentam algum tipo de preconceito. Além disso, Portugal está passando por algumas crises”, revela.
Confira mais detalhes dos assuntos abordados nesta edição aqui: