Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
Ancorado pelo apresentador Wallace Neguerê, o programa Povo Negro de terça-feira (09/04), recebeu a mestra Auaracyara Mãe Leila, uma sacerdotisa da Ordem Iniciativa do Cruzeiro Divino no DF (OICD-DF) da Casa Luz de Yorima de Umbanda Iniciática para um bate papo sobre religiões de matriz africana e afro brasileiras.
A sacerdotisa Mãe Leila ressalta que atua como líder espiritual em duas instituições: a Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD-DF), onde está envolvida há 27 anos e atua como sacerdotisa há 10 anos, e a Casa Luz de Yorima na Asa Norte, fundada muitos anos atrás por mãe Vera. “Quando mãe Vera se mudou para outro estado, por orientação dos orixás, fui escolhida para assumir a liderança da casa”, explica.
Segundo Mãe Leila, em colaboração com o Instituto Brasil Solidariedade, ela lidera um projeto de horta solidária. “Nós cultivamos hortaliças e as doamos para instituições, especialmente para a Casa da Mãe Preta e para o Lar dos Velhinhos. Durante a pandemia, precisamos interromper as atividades e nossas estufas foram danificadas por um vendaval. No entanto, agora estamos planejando retomar o projeto”, afirma.
Segundo Mãe Leila, a Casa Luz de Yorima tem uma história marcante em Brasília, pois foi demolida em 2009 por uma ação do governo. “Após esse evento, a estrutura física ficou precária. Atualmente, estamos concluindo uma reforma com o apoio de muitas pessoas e já estamos retomando as atividades ritualísticas, além de abrigar um ponto de cultura. Para quem puder ajudar, o telefone de contato é (61) 9 9838-7254 e o e-mail é contato.luzdeyorima@gmail.com”, reforça.
Além de ser mãe de santo, Mãe Leila também é servidora pública e trabalha com mediação de conflitos, tendo se formado em direito. Durante a conversa, ela ressalta a importância de tratar as religiões afro-brasileiras no plural. “Temos o candomblé, a umbanda e as encantarias, como o terecô e a jurema, estes últimos mais presentes no Nordeste. É como se fossem três grandes categorias das religiões afro-brasileiras. Cada uma delas possui um corpo de conhecimento transmitido oralmente, uma metodologia que é o próprio ritual, e uma ética”, explica.
Mãe Leila também compartilha que está iniciando um projeto cultural chamado Quitanda Culturas e Saberes na Casa Luz de Yorima, localizada na 905 Norte, com o apoio da senadora Leila do Vôlei.
“Neste projeto, teremos apresentações de jongo, exposições de fotografias e diversas outras atrações. As datas dos eventos serão divulgadas à medida que eu conseguir contratar os artistas, mas a ideia é realizar uma atividade por mês”, detalha.
Confira mais detalhes dessa edição na íntegra: