Nos dias 18 e 19 deste mês, vai acontecer o encontro do G20 no Rio de Janeiro. Numa iniciativa inédita, o Governo Lula instituiu o G20 Social, cujo objetivo é “ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
O MPA, junto à Federação Única dos Petroleiros (FUP), ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), está organizando a atividade: Missão Josué de Castro no combate à fome, que irá acontecer na sexta, dia 15, no Espaço Kobra K7, 1° andar, a partir de 14h.
A Missão Josué de Castro é uma proposta construída coletivamente por uma rede multi-institucional de movimentos sociais, entidades sindicais e organizações da sociedade civil. E visa a transição de sistemas agroalimentares, a fim de abastecer com 12 tipos de alimentos saudáveis, inicialmente, 5 milhões de brasileiras e brasileiros, residentes nas seguintes regiões: Norte, 500 mil pessoas; Nordeste, 1,5 milhão de pessoas; Centro-Oeste, 500 mil pessoas; Sudeste, 1,5 milhão de pessoas; e Sul, 1 milhão de pessoas. A Missão Josué de Castro pretende plantar em 200 mil hectares e envolver 100 mil famílias na produção aroecológica.
Além deste evento, o MPA estará envolvido com as seguintes atividades:
Atividade: Plenária Internacional da Via Campesina (Via Campesina – B79)
Data: 14/11 – quinta-feira
Horário: 14h
Local: Espaço Kobra K25 – 1º andar
Atividade: Agroecologia como caminho para o enfrentamento à fome, às desigualdades sociais e às emergências climáticas (Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica/CNAPO)
Data: 14/11 – quinta-feira
Horário: 14h
Local: Espaço Kobra K22 – 1º andar
Atividade: Transição energética justa, soberana e popular para o desenvolvimento sustentável da humanidade (FUP)
Data: 14 /11
Horário: 11h
Local: Espaço Kobra, K25.
Atividade: Crise Climática: Desafios das populações atingidas e o acesso a políticas públicas (MAB)
Data: 14 /11
Horário: 14h
Local: Espaço Kobra, K4.
Atividade: O direito histórico das empresas violarem DH: regulamentação da atividade empresarial e protagonismo social* (MAB)
Data: 14/11
Horário: 14h
Local: A3 13.
Cúpula dos Povos Frente ao G20
Tribunal Popular: O imperialismo no banco dos réus Sexta-feira, 15/11, às 14h. Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24. Lapa
Marcha dos Povos – PALESTINA LIVRE, DO RIO AO MAR! Sábado, 16/11 Copacabana, Posto 6, a partir das 8h. Enquanto acontece o G20, temos um compromisso com a luta dos povos palestinos e a resistência anti-imperialista! Leve sua bandeira, sua camisa, seu boné e venha somar forças nessa caminhada por justiça e liberdade!