Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista

Na sexta-feira (28/02), a 1ª vice-presidente da TV Comunitária, Rosilene Corrêa, no programa TV Rosilene, participou de uma conversa com a professora e reitora da UnB, Rozana Naves, sobre a importância da mulher em cargos de comando. Nascida no Guará, Rozana é a segunda reitora mulher da UnB, a primeira que nasceu e foi criada no Distrito Federal. A primeira reitora a ocupar o cargo na UnB foi a professora Márcia Abrahão, que foi reeleita e teve excelentes mandatos.

A vice-presidente da TVCom DF, Rosilene Corrêa, destaca que o mês de março chama atenção não só do Distrito Federal, mas do Brasil e do mundo para as condições da mulher para a vida. “Apesar de tudo que já conquistamos, ainda vivemos uma dura realidade de violência contra a mulher”, afirma.

“A tarefa da mulher que ocupa um espaço de destaque ou de poder deve ser voltada para propiciar isso a outras mulheres também. Esse é um grande desafio para nós, mulheres”, completa.

Rozana Naves ressalta a importância da equidade de gênero.

Segundo a reitora da UnB, essa equidade só será alcançada na medida em que todas as mulheres puderem ocupar os espaços.

“Na universidade, temos buscado ampliar as oportunidades de atuação das mulheres, tanto no campo da pesquisa, direcionando editais e financiamentos para projetos liderados por mulheres, quanto considerando a própria situação da dupla jornada que elas enfrentam. Precisamos levar em conta essa realidade”, pontua.

No que diz respeito às estudantes mães na UnB, houve um grande avanço nos últimos dias, de acordo com Rozana Naves. Segundo a professora, essa ação vem sendo desenvolvida desde o ano passado. “Foi construída uma creche dentro do campus da Universidade, que passa pela regulação da Secretaria de Educação do GDF. Abrimos o primeiro processo seletivo e foram contempladas 30 crianças, principalmente de técnicas, estudantes, algumas colaboradoras terceirizadas e também algumas docentes”, esclarece.

Segundo a professora e reitora, a UnB é uma instituição de portas abertas que recebe a comunidade. Ela enfatiza que o objetivo é encantar a juventude que ingressa na universidade e atrair estudantes que estão concluindo o ensino médio.

“Deixo um grande abraço a todas as mulheres neste mês de março, que enfrentam suas lutas diárias, que são lideranças em seus espaços de trabalho, que chefiam suas famílias e todas aquelas que, no dia a dia, constroem uma sociedade melhor”, diz.

Rozana Naves compartilha que, antes de ser professora da UnB, lecionou na Universidade Católica e está há 28 anos no magistério superior.

“Sempre gostei das atividades de gestão. Comecei como coordenadora acadêmica, depois fui vice-diretora, subchefe de departamento e diretora de instituto. Levar essa experiência das universidades para o mundo da política institucionalizada e outras instituições ajuda a formar uma concepção de sociedade que é aquela em que acreditamos”, ressalta.

Assista a íntegra da entrevista aqui, no link:

https://www.youtube.com/live/ttuhDWFlU-U

Share This