Apresentamos um levantamento inédito de estudos, investigações, documentos corporativos e ações judiciais que revelam graves negligências e abusos cometidos por grandes empresas de tecnologia, com sérios impactos para seus usuários e a sociedade.

Diante do alinhamento político e ideológico das Big Techs com extremistas, evidenciado pelas mudanças nas políticas da Meta anunciadas por Mark Zuckerberg, elaboramos este dossiê para destacar os danos causados por essas empresas.

Regular as Big Techs não só protege nossas famílias, nossa saúde e nossa democracia, mas também a nossa liberdade de expressão. As plataformas já não são espaços neutros: seus donos escolhem os conteúdos que devem sobressair aos outros, sem transparência ou compromisso, interferindo na privacidade de usuários, na garantia de direitos e no funcionamento de governos em nome do lucro.

Não podemos esperar pelos próximos atos de violência, ódio, e ataques à democracia para tomar atitudes mais contundentes.

Os poderes da República precisam agir com urgência, cada um dentro de suas atribuições, para enfrentar os desafios que se impõem

LEIA O DOSSIÊ

Este dossiê seguirá em constante atualização. Novos casos surgirão, novas histórias serão contadas, e nós iremos agregar toda informação válida. Entre em contato e contribua: dossiebigtechs@proton.me

Democracia, mas também a nossa liberdade de expressão. As plataformas já não são espaços neutros: seus donos escolhem os conteúdos que devem sobressair aos outros, sem transparência ou compromisso, interferindo na privacidade de usuários, na garantia de direitos e no funcionamento de governos em nome do lucro.

 

Não podemos esperar pelos próximos atos de violência, ódio, e ataques à democracia para tomar atitudes mais contundentes.

O que as big techs têm promovido

1) Estímulo a comportamentos nocivos e violentos em crianças e adolescentes

2) Regras de moderação vagas, mal implementadas e que permitem censura e manipulação pelas empresas

3) Falta de ação contra criminosos nas plataformas

4) Incapacidade de eliminar robôs e perfis falsos que manipulam o debate público

5) Mentiras para reguladores, investidores e usuários

6) Coleta de dados privados mesmo quando os usuários não dão permissão

7) Capacidade de descobrir informações confidenciais de usuários mesmo se eles não as fornecem

8) Envolvimento ativo em disputas políticas

9) Algoritmos que conduzem pessoas para o extremismo

Um número crescente de estudos mostra que os algoritmos das grandes empresas de tecnologia ativamente levam pessoas a conteúdos extremistas.

 

Isso já foi identificado em plataformas do Google, Meta, Twitter e TikTok.


Apesar das empresas negarem responsabilidade pela veiculação desse tipo de conteúdo, declarações recentes de Elon Musk e Mark Zuckerberg mostram que eles sabem que suas plataformas não são neutras, e podem ser colocadas a serviço de projetos políticos. Alguns tipos de conteúdos são intencionalmente priorizados pelos algoritmos das plataformas, enquanto outros são despriorizados. Se existem algoritmos programados pelas empresas influenciando a visibilidade de conteúdos, elas são diretamente responsáveis pelo resultado do funcionamento desses algoritmos.

10) Lucro com desinformação

Share This