Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
Na terça-feira (25/03), o programa TV MPA em parceria com a TV Comunitária de Brasília, foi conduzido pelo jornalista Paulo Miranda com participação do coordenador nacional de comunicação do MPA, Valter Israel.
O programa mostrou em nível nacional, para público estimado de 75 milhões de pessoas, a pré-estreia do documentário “Sementes Camponesas”. O programa foi ao ar pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 na Claro NETDF) e em rede com a ComBrasilTV, via satélite, pelos canais 28 da Sky e da OiTV, 3 da Claro TV, 238 da VivoTV e 20 da Nossa TV.
O programa exibiu em pré-estreia o documentário Sementes Camponesas, que traz a experiência das Cirandas do MPA como espaços de protagonismo das crianças, que compõem o movimento de luta pelo modo de vida camponês. Para aprofundar esse assunto, as convidadas da edição foram Joana Horta, que faz parte da comunicação do MPA; Olga Letícia Amaro; e Saira Natila, do MPA Mirim.
O curta-metragem foi gravado durante o IV Encontro Nacional e Feira Camponesa das Mulheres do MPA realizado em dezembro de 2024 em Salvador, reunindo mais de mil mulheres e mais de cem crianças de todas as regiões do Brasil.
Olga Letícia Amaro conta que participar do MPA Mirim durante o Encontro Nacional de Mulheres Camponesas em Salvador foi uma experiência muito enriquecedora. “Eu pude encontrar várias pessoas. Foi muito importante para as crianças e os pais aprenderem bastante também”, destaca.
O apresentador Paulo Miranda ressalta que o TV MPA é um programa dos pequenos agricultores do Brasil, que coloca todas as notícias e o foco na reforma agrária, agroecologia, acesso à terra e soberania alimentar nacional. “É uma luta muito maior, que não é somente para o MPA, mas para todo o povo brasileiro”, reforça.
Durante a edição do programa foi reproduzido o documentário na íntegra, e Joana Horta, que trabalhou no roteiro e coordenou a equipe de filmagem, ressalta que a produção desse documentário foi muito importante.
“Eu gosto muito de ficar com crianças, sou camponesa, mãe e comunicadora. Tivemos uma equipe de filmagem 100% feminina e nesse processo estamos tentando romper várias barreiras que nós, mulheres, enfrentamos em nossa tarefa de reprodução da vida, que começa com o cuidado com as sementes”, destaca.
A comunicadora do MPA pontua que foi fantástico ver as adolescentes apoiando a produção do filme. “Elas tiveram um desempenho incrível ao lidar com a câmera e com os discursos. Acolhemos várias ideias delas. Esse filme traz diversas lições para quem está no movimento social e coloca as crianças à frente”, afirma. “Eu gostaria de contar com todos para espalharmos essas sementes pelo maior número de campos possíveis, porque são ideias realmente importantes”, completa.
Saira Natila do MPA Mirim relata que foi uma oportunidade única, a primeira vez em que apresentou um documentário. “Foi muito importante para as crianças poderem mostrar sua própria imagem e aprender mais sobre o trabalho que o MPA realiza para fornecer alimento às pessoas que não têm oportunidades. Foi um momento muito significativo para as crianças, pois elas conseguiram descobrir coisas novas e desenvolver seus talentos”, menciona.
O coordenador nacional de comunicação do MPA, Valter Israel, parabeniza todas as pessoas envolvidas na produção do documentário e convida os telespectadores a acompanharem o TV MPA, que vai ao ar todas as terças-feiras, com muitos assuntos relacionados à vida camponesa.
“Você também pode encontrar diversos temas no YouTube do MPA Brasil ou no site www.mpabrasil.org.br”, conclui.
Confira essa edição completa aqui: