Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
Ancorado pelo jornalista Rogério Barba, o programa Barba na Rua de Segunda-Feira (24/03), discutiu as feiras da capital federal e a política com a subsecretária de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades, Ana Lúcia Melo. Este programa é uma parceria da TV Comunitária com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e faz parte da 5ª edição do projeto Brasília Mostra Sua Cara e Cultura.
Nascida em Brasília, Ana Lúcia Melo compartilha que é neta e filha de feirantes e seus pais trabalham na feira do Núcleo Bandeirante há mais de 50 anos. “O convite para participar da política surgiu justamente porque, como feirantes, percebíamos as necessidades da comunidade. O feirante sempre foi deixado de lado e nunca teve o amparo legal do governo. Com isso, sentimos a obrigação de não ficar apenas reclamando, mas de buscar melhorias”, explica.
A convidada destaca que teve a oportunidade, durante o governo Agnelo Queiroz, de administrar a cidade do Riacho Fundo I, onde pôde perceber a dimensão da responsabilidade de um administrador regional. “Com a chegada do governo Ibaneis Rocha, recebi novamente o convite para administrar o Riacho Fundo. É a cidade onde moro, foi a cidade que escolhi para constituir minha família e eu gosto muito de lá”, afirma.
Ana Lúcia ressalta que realizou um trabalho junto com sua equipe e a população, mas reconhece que é impossível agradar a todos. “Tenho certeza de que os plantios no Riacho Fundo foram feitos. Prova disso é a escola classe que está sendo construída, resultado da nossa gestão, e o viaduto que saiu do papel. Muitos prometeram, mas foi apenas o governador Ibaneis Rocha quem tirou do papel em 2019, e a obra foi inaugurada recentemente, além de vários projetos que estão em andamento”, enfatiza.
A subsecretária afirma que atualmente recebeu o convite para ajudar as feiras do Distrito Federal. “É uma missão que não é fácil, mas estamos cuidando dessa pauta junto com a população, ouvindo os feirantes, visitando as feiras e trazendo melhorias dentro do que é viável”, diz. Ela destaca que os presidentes das associações são verdadeiros guerreiros, pois não é fácil administrar uma feira sem recursos e cheia de problemas, uma vez que ficou tanto tempo à margem e nunca teve a visão de governo voltada para melhorias.
Ana Lúcia conclui que a Secretaria das Cidades abraça todos os presidentes de associações e reforça que aqueles que tiverem interesse em falar com ela sempre encontrarão as portas abertas. “Se eu estiver lá, atendo todo mundo. Estamos buscando entender quais são as dificuldades de cada feira. Além disso, não podemos deixar de mencionar um grande parceiro das feiras, que nos auxilia nos momentos mais complexos e tem realizado trabalhos de revitalização: a Novacap, responsável pelas obras das feiras”, enfatiza.
Durante a edição do programa, a subsecretária Ana Lúcia respondeu a várias dúvidas enviadas pelos telespectadores, reforçando que, para quem quiser mais informações, pode entrar em contato pelo Instagram pessoal dela: @analucia_melo23.
Confira a entrevista completa aqui: