Evento gratuito e acessível lança documentário inédito e debate o papel do Hip-Hop na inclusão socialNo dia 27 de abril, o Seminário Saberes Inclusivos da Cultura Hip-Hop chega ao Complexo Cultural de Planaltina com uma programação especial que reúne artistas, pesquisadores e ativistas para discutir acessibilidade, representatividade e transformação social por meio das linguagens do Hip-Hop.
Durante o evento, que é gratuito e aberto ao público, será lançado o documentário Saberes Inclusivos, um projeto pioneiro que registra atividades culturais acessíveis realizadas ao longo de um ciclo de ações.
As oficinas foram realizadas no Centro de Ensino Especial 01 de Planaltina, envolvendo estudantes, artistas e educadores em práticas acessíveis dentro dos elementos do Hip-Hop. Além disso, o ciclo culminou no Festival Saberes Inclusivos da Cultura Hip-Hop, um evento que celebrou a diversidade e o protagonismo de artistas periféricos e pessoas com deficiência.
*Sobre o documentário Saberes Inclusivos-* O documentário Saberes Inclusivos é um marco na cultura Hip-Hop ao documentar práticas acessíveis e inclusivas dentro dos quatro elementos da cultura – rap, DJ, break e graffiti. O filme destaca iniciativas que promovem a participação de pessoas com deficiência e ampliam o acesso à cultura periférica.
Segundo Ravena Carmo, uma das organizadoras do projeto, “o documentário *Saberes Inclusivos da Cultura Hip Hop* é um documentário sobre um projeto inédito e pioneiro no Brasil que une educação popular, acessibilidade e cultura periférica”.
“Através de uma experiência transformadora, adaptamos as linguagens do hip hop — como a rima, o breaking, o graffiti e o DJ — de forma acessível para pessoas com deficiência, como o graffiti sensorial, ampliando os horizontes de inclusão e expressão nas periferias”, explica.”O filme foi gravado durante o processo das oficinas realizadas no Centro de Ensino Especial de Planaltina, onde todos os estudantes possuem deficiências.
A câmera acompanha os encontros, os afetos e as descobertas que surgem quando o Hip Hop encontra corpos diversos e vozes silenciadas, gerando novas formas de (re)existência, cuidado e criação coletiva. Mais do que um registro, este documentário é um manifesto pela inclusão real: aquela que acontece no território, com escuta, respeito, transformação, acesso e acessibilidade”, conclui Ravena.
*PROGRAMAÇÃO*
*9 h -* Credenciamento e entrega de material
*10h -* Juventudes e seus modos de (re) existir e produzir vidas: tecendo cuidados e saberes no território
*14h –* Mesa de Painéis:
Cultura Hip Hop e Inclusão Social: Acessibilidade e Representatividade
*16 h –* Exibição do Documentário Saberes Inclusivos da Cultura Hip Hop
*17h –* Encerramento
Serviço:
Contato: Isis Dantas
*Seminário Saberes Inclusivos da Cultura Hip-Hop*
*Data:* 27 de abril de 2025
*Horário:* às 10h
*Local:* Complexo Cultural de Planaltina
*Evento gratuito*