No momento, você está visualizando Dayane é o nome e Reis o sobrenome, que vem da Folia de Reis, estará no Festival Viola em Canto de Mulher
Screenshot

Dayane é o nome e Reis o sobrenome, que vem da Folia de Reis, estará no Festival Viola em Canto de Mulher

Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista

Na sexta-feira (02/05), a jornalista Camila Piacesi, que ancora o programa Baú Musical, falou sobre o Festival Viola em Canto de Mulher 2025: o maior encontro de violeiras do Brasil, que celebra e homenageia o centenário de Inezita Barroso, uma das vozes mais icônicas da música caipira e grande divulgadora do folclore nacional.

Para falar sobre o Festival, Camila recebeu a violeira Dayane Reis.

Viola em Canto de Mulher acontece nos dias 9 e 10 de maio (sexta e sábado), na Praça Padre Roque, no Núcleo Bandeirante, a partir das 20h, com entrada gratuita.

O festival reunirá violeiras de diversos estados do país em apresentações que destacam a riqueza da viola caipira e a representatividade feminina na música brasileira. Essas artistas são protagonistas na produção musical, atuando como intérpretes, compositoras e instrumentistas, entoando canções na tradicional viola de dez cordas, a viola caipira.

A violeira Dayane Reis explica que esta será a sexta edição do festival, que contará com comidas típicas, feira de artesanato, oficinas, além de um bate-papo com as violeiras de todo o Brasil.

“Faremos uma roda de prosa para falarmos sobre a realidade atual da mulher na viola caipira, e essa roda de prosa será tanto online quanto presencial”, esclarece.

De acordo com Dayane Reis, celebrar o centenário de Inezita Barroso neste festival é uma grande responsabilidade.

“Se hoje ainda enfrentamos muito preconceito, imagina lá atrás, quando Inezita começou. Ela tem uma representatividade muito grande para nós e é uma gratidão e honra comemorar esse centenário. Se hoje podemos reunir 10 violeiras em cima de um palco, é porque ela e tantas outras que vieram antes abriram caminho para que pudéssemos desbravar o mercado da música caipira feita por mulheres”, pontua.

Dayane diz ainda que até hoje enfrenta um pouco de preconceito. “Está melhorando. A folia de reis é um evento que, até hoje, só tem homens cantando, mas a viola caipira me escolheu e o Viola em Canto de Mulher é um exemplo de que a força da mulher na viola caipira tem aumentado cada vez mais”, enfatiza.

Dayane esteve na TV acompanhada pelo seu parceiro João Carlos, mais conhecido por Joãozinho.

Assista essa edição completa aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=9eUuKgh46JU

Deixe um comentário