Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
Na terça-feira (13/05/25), o programa TV MPA, em parceria com a TV Comunitária de Brasília, apresentado pelo jornalista Paulo Miranda e pelo coordenador nacional de comunicação do MPA Valter Israel, abordou a 8ª Festa Camponesa: Ecologia Integral e Justiça Climática.
O evento teve por tema “Por Terra, Território e Soberania Popular na Amazônia”, e foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho, no município de Jaru, em Rondônia.
Para aprofundar esse assunto, os apresentadores receberam Odair José de Souza e Flávia Costa Bandeira, ambos da Coordenação Nacional do MPA. A festa contou com o apoio das instituições que participam da Via Campesina no Brasil.
“A nossa Festa Camponesa é construída por muitas mãos. É uma construção coletiva que envolve a participação de jovens, mulheres, adolescentes e crianças”, pontua Flávia Bandeira.
Segundo Flávia, a programação e a metodologia foram construídas coletivamente por organizações e incluiu seminários, oficinas, cirandas com as crianças, além de um espaço para saber, cultura e aprendizado.
“Teremos momentos culturais, uma troca de sementes camponesas e um grande encerramento com o café camponês gratuito. Convidamos a sociedade a participar conosco”, reforça Flávia.
Odair Souza destaca que decidiram realizar essa festa em função da contextualização de Rondônia.
“Na década de 60 e 70, o Incra trouxe para cá um grande número de sem-terra de outras regiões do país para habitar Rondônia, e aqui foi incentivado o desmatamento. Muitas pessoas estavam migrando para outros locais, então o que mais motivou essa Festa Camponesa foi a resistência contra o capital na Amazônia”, explica.
Flávia Bandeira afirma que a 8ª Festa Camponesa é uma comemoração para o povo da roça, para homens e mulheres que acreditam em um novo projeto de vida. Ela destaca que as sementes são nosso instrumento de vida, esperança e construção coletiva.
Mais informações assista a íntegra do TV MPA: