Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
No programa Viva a Arte de quarta-feira (14/05), o multi-instrumentista Boréu recebeu o músico, escritor e jornalista Márcio Proença para um bate-papo sobre suas obras literárias e trabalhos musicais.
Este programa é uma parceria da TV Comunitária com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e faz parte da 5ª edição do projeto Brasília Mostra Sua Cara e Cultura.
Márcio Proença ressalta que seu próximo projeto literário é o lançamento do livro Guardados: Poemas, Crônicas e Elegias, uma coletânea com mais de 80 textos inéditos. “Eu levei 27 anos para juntar esses textos e o lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano”, diz.
Sua estreia na literatura ocorreu com Rock Nacional: da Censura à Fusão de Gêneros, obra que analisa o papel da música brasileira entre a ditadura militar e a redemocratização.
Proença compartilha que tudo isso começou na escola, quando professores da época o apresentaram a livros. “No ensino médio, tive uma professora que começou a me indicar obras de poetas da época e passei a ter contato não só com a música, mas também com os textos. Acabei conhecendo o cantor Fagner aqui em Brasília e ele falou muito sobre Cecília Meireles. Assim, a música sempre me levou à literatura”, relata.
O escritor e jornalista diz ainda que a obra Rock Nacional: da Censura à Fusão de Gêneros é seu primeiro livro, lançado em 2023, e que vendeu mais de 4 mil exemplares. “A história desse livro começa com a última eleição presidencial, com a vitória do Lula. Ele já vinha sendo montado com algumas histórias do rock dos anos 80. Atualmente, eu me divido entre a escrita e os projetos musicais”, afirma.
Márcio Proença é cofundador da Tambaqui Records, um selo e distribuidor musical independente, ao lado dos músicos Beto Dourah e João Marcelo de Lima Assafim, com quem compartilha o compromisso com a arte.
Ao final da edição, que contou com várias apresentações musicais, Proença reforça que para saber mais sobre os livros, músicas e ficar por dentro de todas as novidades, basta acessar os perfis dele no Instagram: @marcioproencaoficial, @editoracasadeamigos e @tambaquirecords.
Confira essa edição na íntegra: