No momento, você está visualizando O grupo musical Coletivo Ritual Sonoro é mosaico de estudos e vivências, de códigos sonoros e imagéticos
Screenshot

O grupo musical Coletivo Ritual Sonoro é mosaico de estudos e vivências, de códigos sonoros e imagéticos

Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista

Na terça-feira (13/05), a jornalista Camila Piacesi que ancora o programa Baú Musical, entrevistou o Coletivo Ritual Sonoro, um grupo brasiliense que une raggamuffin, espiritualidade e resistência em um projeto que celebra a cultura negra e o poder da união. O grupo também fala sobre shows, rap e os espaços underground na cidade.

De acordo com o compositor Pleno, o Ritual Sonoro é um mosaico de estudos e vivências. “Quando fomos fazer a capa do nosso disco levamos de um lado, o código sonoro e do outro, o código imagético. Assim, nossos códigos estão refletidos nas letras e também na capa do Ritual Sonoro Vol. 1, produzido pelo DJ Fábio ACM, que estará disponível na íntegra ainda este ano de 2025”, esclarece.

O músico e produtor Erick Schnabel explica que o disco que eles estão produzindo traz todos os códigos do grupo. “Enquanto movimento cultural, buscamos alicerces e estamos conseguindo traduzir isso em forma de música nas nossas letras. Abraçamos as pautas que consideramos relevantes para este momento histórico que estamos vivendo, e estamos fazendo isso de coração”, menciona.

Erick Schnabel diz ainda que cada uma das músicas desse álbum dialoga com as outras. “Tem toda uma história. Neste trabalho, buscamos voltar às nossas raízes para trazer algo com a nossa perspectiva atualizada, até porque modernizar o passado é uma revolução musical”, reforça.

O DJ e produtor musical Fábio ACM compartilha que trabalha com produção musical há bastante tempo e que seu foco sempre foi a cultura hip hop. “Minha influência vem do reggae do Rio de Janeiro, e estar aqui consolidando esse trabalho com o Erick e o Pleno é uma alegria muito grande”, relata.

Saiba mais detalhes sobre essa entrevista aqui:

Deixe um comentário