Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
Ancorado pelo comunicador popular Rogério Barba, o programa Barba na Rua, exibido na segunda-feira (07/04), abordou os Festejos do Fuá de Seu Estrelo, que agora fazem parte do Calendário Oficial do DF, por meio da Lei nº 7623/2024.
Para aprofundar esse assunto, o convidado foi o fundador do Fuá de Seu Estrelo Tico Magalhães. Essa festividade é uma das grandes manifestações tradicionais da capital federal e em março de 2024 se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do DF.
No sábado (12/04), os trabalhos começam a partir das 18h30, com apresentações da Orquestra Alada Trovão da Mata, às 19h; Afoxé Oxum Pandá (PE), às 21h; Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, às 23h; e Boi Marinho (PE), à meia-noite. O espaço contará com uma praça de alimentação, e a entrada é um quilo de alimento não perecível.
A Festa de Abrição, a primeira celebração do ano, acontece sempre em abril em homenagem à filha da Mata mãe de Seu Estrelo, conhecida como Sinhá Sereia Laiá. De acordo com o fundador do Fuá de Seu Estrelo, Tico Magalhães, essa figura está ligada à força das águas.
“Todo ano fazemos três festas: uma em abril, outra em junho e a última em setembro, contando com a presença de alguns grupos de Pernambuco para compor nossa festividade”, revela.
Tico Magalhães destaca que a estimativa do público é de três a quatro mil pessoas.
“Em nossas ações, sempre trazemos algum mestre popular para uma conversa, pois entendemos que a ciência da cultura popular nos ensina a resistir, já que poucas são as ações que fortalecem o coletivo”, diz.
Tico ressalta que a mestra Zezé do Maranhão e seu filho, Henrique Menezes, estarão presentes para falar um pouco sobre as festas populares e a resistência da cultura popular. “Ainda existe um preconceito muito grande em relação à cultura popular. Parece que esse conhecimento que vem do povo e dos quintais dos mestres traz uma força imensa. No entanto, de modo geral, essa cultura ainda é pouco valorizada em comparação com outras, e por isso sofre com a falta de apoio”, pontua.
A Festa de Abrição ocorre no Centro Tradicional de Invenção Cultural, e a entrada será permitida mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, exceto sal.
Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no Instagram, em @seuestrelo.
Assista essa entrevista completa:
https://www.youtube.com/watch?v=ManAioDqeLw