O Projeto
Desde 2009 a TVCOMDF também é Ponto de Cultura, desde 2009, através do projeto “Pontão de Cultura: TV em Movimento: Escola de Mídia Comunitária”, que possui a missão de introduzir as formas de comunicação na era digital aos alunos do DF e entorno, para que eles possam se tornar produtores de informação e não somente consumi-la. Exercendo assim, sua cidadania e seu livre direito de expressão, seguindo sempre princípios e valores éticos de igualdade, participação, representação da pluralidade e solidariedade.
Somos, portanto, uma entidade cultural certificada pelo Ministério da Cultura, uma base social capilarizada e com poder de inserção nas comunidades, em especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Política cultural, garantida pelo Plano Nacional de Cultura – PNC (Lei 12.343/2010), que parte da Cultura para fazer a disputa simbólica e econômica na base da sociedade, a partir do trabalho realizado nas comunidades periféricas, nas quais jovens pouco acesso possuem a cursos de produção de conteúdo audiovisual.
O projeto busca realizar oficinas nas escolas públicas do DF, com alunos de 7 a 18 anos; incentivar os elementos rebeldes da imagem e do olhar e revelar talentos para a mídia comunitária brasileira; um curso com cerca de 20 horas (podendo variar conforme necessidade), com turma de até 30 alunos, são ministradas pela equipe de oficineiros da TVCOMDF, com aulas teóricas e oficinas de vídeo, além de oficinas no estúdio com transmissão da TVCOMDF; Produção de conteúdo do Programa TV EM MOVIMENTO, bem como ações de capacitação na área do audiovisual.
Esta base social também se amplia para outros segmentos sociais, alcançando os setores médios, em especial a juventude urbana, periférica, universitária, artística, novos arranjos econômicos e produtivos, toda uma nova economia que vem sendo inventada e experimentada daqueles que encontram no fazer cultural uma alternativa de trabalho, vida e inserção social.
Nestes 5 anos de projeto, mais de 500 alunos, com idade entre 7 a 18 anos, foram formados pela ESCOLA DE MÍDIA COMUNITÁRIA, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Com a formação de multiplicadores, avaliamos que tal trabalho, já foi replicado no Distrito Federal para mais de 3 mil jovens.
O projeto objetiva introduzir aos alunos o conceito da comunicação, seu poder disseminador de informações e criador de ideologias diante a sociedade em que vivemos. A ideia é apresentar brevemente a história da comunicação de massa (o jornal impresso, rádio, TV, etc.) e como ela chegou ao nível atual. Mostrando assim, a revolução nas formas de comunicação que a era digital vem causando, onde qualquer um pode ser um propagador de informações. E por último, como a população pode fazer uso da internet e das mídias (vale ressaltar aqui, que o foco do projeto é vídeo e fotografia) para se tornar um produtor de conteúdo comunidade. O foco é mostrar para o aluno como produzir conteúdo de qualidade com equipamentos acessíveis; como celulares e câmeras populares, como ele pode editar vídeos com programas mais viáveis e veicular ou não na web.
Prêmio
O projeto foi vencedor do 1º Prêmio Luiz Gushiken de Jornalismo Sindical 2014, com o 1º lugar na categoria: Televisão e Vídeo, além de 1ª Lugar geral do prêmio, entre os mais de cem inscritos. O prêmio é uma iniciativa da CUT Brasília, como parte das comemorações dos seus 30 anos de fundação, o Prêmio tem a finalidade reconhecer os trabalhos de profissionais e dirigentes que colaboram para a promoção da comunicação sindical e popular, para a defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e da população excluída, para as lutas por justiça e igualdade social e para a democratização dos meios de comunicação. Além disso, procura estimular a produção e a pesquisa de estudantes universitários sobre a comunicação sindical e popular.