O Programa Brasil de Todas as Telas lançou, em dezembro de 2014, cinco editais regionais destinados à produção de conteúdo audiovisual para o campo público de televisão. A iniciativa inédita teve adesão de todas as regiões do país e número recorde de inscrições: foram 768 propostas inscritas, o maior número alcançado até então por uma linha do Fundo Setorial do Audiovisual-FSA.

Fruto dessas chamadas públicas, a Agência Nacional de Cinema ANCINE disponibiliza agora o catálogo com as obras produzidas, que serão exibidas no campo público de televisão. Um total de 199 canais de 26 unidades federativas terá à disposição, gratuitamente, 94 produções, divididas entre 17 séries de ficção, 19 séries de animação, 48 séries documentais e 10 telefilmes documentários.  Os conteúdos estarão disponíveis, em caráter exclusivo, até maio deste ano, para 49 canais universitários e 65 canais comunitários, quando também serão concedidos para a Empresa Brasil de Comunicação – EBC e 85 canais educativos e culturais. São mais de 249 horas de conteúdo audiovisual brasileiro independente, a programação é variada: há desde séries de animação e ficção para o público infantil, passando pelas séries documentais para o público jovem até séries e telefilmes para o público adulto, que abordam temas como rituais de passagem na primeira infância, desigualdades nas relações sociais e relacionamentos na era digital.

Esses e outros perfis de programação são produtos de um Seminário de Programação, que reuniu intelectuais brasileiros, programadores de TV e produtores culturais, para debater junto a mais de uma centena de representantes dos segmentos universitário, comunitário e educativo e cultural do campo público de televisão as questões centrais para os públicos infantil, jovem e adulto, constituindo, assim, a demanda de programação das TVs públicas.

A Linha de TVs Públicas do FSA é uma correalização da ANCINE, EBC e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária – ABTU, Associação Brasileira de Canais Comunitários – ABCCOM e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais – ABEPEC.

O programa BRASIL DE TODAS AS TELAS é uma ampla ação governamental que visa transformar o País em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais. Utilizando recursos do FSA – Fundo Setorial do Audiovisual, o programa conjuga diferentes modalidades de operação financeira, articula parcerias público privadas e propõe novos modelos de negócios.

Tudo com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos agentes econômicos e promover o acesso de um número cada vez maior de brasileiros aos conteúdos produzidos pelos talentos nacionais, em todas as plataformas de exibição. Trata-se do maior programa de desenvolvimento do setor audiovisual já construído no Brasil.

Share This