Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
Transmitido ao vivo na quarta-feira (09/04), o programa Letras & Livros, apresentado pelo escritor e jornalista Pedro César Batista, contou com a presença da escritora, poeta e contista Basilina Pereira, que falou sobre alguns de seus livros publicados. Ela é autora de 15 obras, participou de 65 coletâneas e faz parte de várias associações e academias, com destaque para a Academia de Letras e Música do Brasil. Além disso, é detentora de diversos prêmios e menções nacionais e internacionais.
Além de poesias, contos e crônicas, Basilina Pereira também escreve livros infantis. “É um desafio para mim, porque sempre achei difícil escrever para crianças. Escrevi uma trilogia, sendo o primeiro sobre flores, o segundo sobre pássaros e o terceiro sobre animais, mas ainda não publiquei os dois últimos, pois falta ilustrá-los”, explica. “Fiz de forma poética, onde todas as informações foram pesquisadas e, no final, deixei um espaço para as crianças colorirem. Esse livro foi muito bem aceito, inclusive enviei para Portugal e vendi todos na feira de Lisboa”, completa.
Segundo Basilina, há cinco anos ela recebeu um convite para ingressar na Academia Brasileira de Sonetistas (ABRASSO), uma academia virtual com sede em Minas Gerais, onde se aprofundou no estudo de sonetos. “Ingressaram outras pessoas e criamos um grupo de pesquisa para investigar a origem dos sonetos. Foi um espaço e um tempo que me proporcionaram grandes aprendizados. Realizávamos oficinas e exercícios. No início foi difícil, mas depois conseguimos fazer tudo numa boa e hoje é um prazer para mim”, ressalta.
Sobre os contos, Basilina Pereira menciona que eles surgiram quando foi convidada para participar de uma oficina literária na Câmara dos Deputados com o professor Marco Antunes.
“Fiquei quase quatro anos nessa oficina e, quando percebi, já tinha vários contos. Descobri que poderia escrever contos também. Tanto é que depois que a oficina acabou e o professor se aposentou, continuei escrevendo”, compartilha.
A escritora, poeta e contista Basilina Pereira conta que o ato da escrita é um gosto que vem desde a infância. “Tinha muita facilidade em fazer minhas redações. Acontecia um fato engraçado: eu fazia a minha redação e também escrevia para as colegas. Os pedidos aumentaram tanto que comecei a cobrar um cruzeiro naquela época por cada redação. Eu sabia que gostava de escrever porque era algo fácil para mim. Eu fazia rápido e com prazer, não achava difícil”, diz.
A convidada da edição afirma que seu primeiro trabalho poético foi em um concurso de poesia em uma rádio. “Eu tinha uns 16 anos quando participei do concurso, onde enviei meu poema e ele ficou em 1º lugar. Mas logo que saí do colégio, casei, tive três filhas, fui trabalhar e passei anos sem escrever. Foi só quando me aposentei em 2009, que minhas filhas me apresentaram à internet. Vi os concursos de poesia e comecei assim, sem nenhuma pretensão”, relembra.
Para os interessados em ler as obras de Basilina Pereira, ela enfatiza que está presente em todas as redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. “É só colocar no Google Basilina Pereira que aparece na hora. Além disso, tenho muitos livros na estante virtual, mas a maioria dos livros pode ser adquirida comigo mesma. Toda semana vou aos correios enviar os livros encomendados”, destaca.
Confira essa entrevista completa aqui: