No momento, você está visualizando Os 14 anos da campanha nacional contra os agrotóxicos foi tema do TV MPA
Screenshot

Os 14 anos da campanha nacional contra os agrotóxicos foi tema do TV MPA

Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista – TV Comunitária de Brasília

Na quarta-feira (9/04), o programa TV MPA, em parceria com a TV Comunitária de Brasília, apresentado pelo jornalista Paulo Miranda e pelo coordenador nacional de Comunicação do MPA, Valter Israel, abordou os 14 anos da Campanha Agrotóxico Mata e também o seminário da campanha que ocorreu em São Paulo.

Para aprofundar esses assuntos, os apresentadores receberam o coordenador nacional do MPA, Anderson Amaro, e exibiu mensagem de Caio Barbosa, enviada diretamente do seminário em São Paulo, que definiu os novos rumos da campanha.

Logo no início do programa, foi exibido um VT sobre a campanha contra os agrotóxicos. O vídeo evidencia o quanto os agrotóxicos fazem mal à saúde do povo brasileiro.

Ao lembrar da história dessa luta, Anderson Amaro ressaltou que “a campanha nasceu no encontro nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores em abril de 2010. As mulheres camponesas do MPA propuseram fazer uma campanha de denúncia contra os agrotóxicos, pois são elas as vítimas mais atingidas pelos venenos em vários aspectos”.

Segundo o coordenador nacional do MPA, Anderson Amaro, essa campanha não poderia ficar restrita apenas ao MPA. Foi nesse contexto que eles decidiram realizar um seminário para definir que a campanha deveria ser expandida para a Via Campesina. “O intuito era que pudéssemos ter, de fato, uma campanha robusta. Essa preocupação nasceu das mulheres do MPA para debater a saúde, principalmente daqueles que são vítimas do uso indiscriminado dos venenos em nosso país”, menciona.

De acordo com o apresentador e jornalista Paulo Miranda, os maiores males causados pelos agrotóxicos incluem irritação na pele, ardência, desidratação, alergias, entre outros. “Há também o envenenamento lento por meio de ultraprocessados, que mata cerca de 55 mil pessoas no Brasil anualmente devido a diversos tipos de doenças. Na minha opinião, foi uma grande vitória para o campesinato brasileiro do MPA, que agora luta para que o presidente tenha coragem de lançar um plano nacional de redução dos agrotóxicos”, enfatiza.

Ao longo da edição do programa, foi exibido um VT de Caio Barbosa, que faz parte da Coordenação Nacional, pelo qual envia uma mensagem aos telespectadores da TV Comunitária informando que a campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida está completando 14 anos de existência. “Estamos aqui para representar e reafirmar nosso compromisso com a campanha, porque acreditamos em um Brasil livre dos agrotóxicos”, reforça.

Caio Barbosa destaca ainda que, nesse sentido, é importante observar a relevância de somar esforços e participar da campanha. “As entidades que estão aqui nesta plenária nacional da Campanha Contra os Agrotóxicos em São Paulo têm o compromisso de permanecer vigilantes na denúncia contra os agrotóxicos. Então, entre nas redes sociais do MPA ou acesse o site www.mpabrasil.org.br e acompanhe essa luta que dura mais de 14 anos”, evidencia.

Assista o TV MPA completo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=yn4wm725U5A

Deixe um comentário