No momento, você está visualizando 5ª Temporada do Brasília Mostra sua Cara e Cultura vai produzir 108 programas culturais na TV Comunitária de Brasília

5ª Temporada do Brasília Mostra sua Cara e Cultura vai produzir 108 programas culturais na TV Comunitária de Brasília

Matéria originalmente publicada no dia 9 de dezembro de 2024, de acordo com o link abaixo:

Leia mais…

https://www.tvcomunitariadf.com/2024/12/09/5a-temporada-do-brasilia-mostra-sua-cara-e-cultura-vai-produzir-108-programas-culturais-na-tv-comunitaria-de-brasilia/

O projeto Brasília Mostra sua Cara e Cultura – 5ª Edição está de volta nas múltiplas telas da TV Comunitária de Brasília, de dezembro de 2024 até agosto de 2025, por meio do Termo de Fomento (MROSC) N. 166/2024, uma parceria da TV Comunitária de Brasília com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

O projeto é um espaço de promoção e divulgação da cultura da capital por meio da estruturação de programas da TV Comunitária, com objetivo de ampliar sua veiculação nas redes sociais, mostrando a diversidade e a qualidade da arte produzida pelo canal, com artistas e produtores culturais da cidade de todas as tendências.

O projeto vai produzir quatro programas culturais da TV Comunitária, ampliando significativamente a produção de conteúdo audiovisual sobre cultura, voltado para a mídia televisiva, com transmissões ao vivo de 27 programas Viva a Arte, 27 Baú Musical, 27 Barba na Rua e 27 Letras & Livros, totalizando 108 novos programas pelo canal 12 na Claro NET-DF (empresa de tv a cabo por assinatura com cerca de 1milhão de pessoas no DF), e pelas redes sociais da emissora: youtube, facebook, instagram e site ficando memorizado e à disposição da sociedade.

Além disso, os programas contarão cada um com várias reprises pelo canal 12 da TV, em horários alternados ao longo da programação semanal.

História

O acesso à cultura é direito defendido pela Constituição Federal de 1988, porém no Brasil a participação da população no acesso aos bens culturais ainda é limitada, principalmente para a população mais carente. Esse direito está diretamente ligado ao desenvolvimento social e econômico, contribuindo para o crescimento da consciência sócio-política, o avanço nos processos educacionais, bem como, a evolução econômica, aliando renda, emprego e arte.

Tendo em vistas a necessidade de ampliação do acesso à cultura por parte da população, identifica-se a necessidade das políticas públicas e formas de fomento e estímulo à produção cultural mais democrática, principalmente para os grupos socialmente vulneráveis.

No contexto de acesso à cultura, um importante instrumento é fundamental nesse processo: os meios de comunicação de massa, principalmente o rádio e a televisão. Por meio desses veículos se amplia significativamente o acesso da população às diferentes linguagens artísticas, como cinema, teatro, música, dança entre outras.

É notável a importância de veículos como a televisão e a rádio no processo de democratização para o acesso da população dos bens culturais, pois estes veículos massificam o acesso, contribuindo de forma inequívoca com o cumprimento do desejo constitucional.

O projeto Brasília Mostra Sua Cara e Cultura, situa-se neste contexto, pois trazem em suas metas e objetivos a ampliação do acesso da população à cultura de qualidade por meio de um importante veículo de comunicação: a Televisão. A TV Comunitária de Brasília completa 27 anos (desde 13 de agosto de 1997) de serviços prestados a comunidade do DF com o objetivo de comunicar, socializar conhecimentos, contribuindo com acesso à cultura e a informação, sendo um veículo alternativo, comunitário, sem fins lucrativos, por tanto, cumulado de forte interesse público.

A recente 4ª Edição do projeto Brasília Mostra a Sua Cara e Cultura contribuiu para o fortalecimento da TV Comunitária de Brasília, possibilitando a realização de 135 programas de TV, sendo um Quadradinho CULT, 26 Sons da Cidade, 27 Barba na Rua, 27 Baú Musical, 27 Povo Negro e 27 Letras & Livros, em apenas nove meses, prazo de vigência do projeto, de outubro de 2023 a junho de 2024, conforme Portifólio e Balanção do projeto em anexo. Afinal, o projeto rendeu, no período, uma programação de excelência cultural, com muita diversidade, em torno de 70 horas de programação televisiva, com acervo à disposição da sociedade e autoridades do GDF no instagram, youtube e facebook do canal.

A 5ª Edição do projeto Brasília Mostra a Sua Cara e Cultura visa contribuir com o fortalecimento da TV Comunitária de Brasília, possibilitando a ampliação e aperfeiçoamento de programas relacionado a cultura, facilitando o acesso da população do DF e de outros Estados à diversidade da produção cultural produzida na capital federal. Como resultado do Projeto, será ampliado o potencial de programas de cunho cultural, criando um material audiovisual de grande valor para ser disponibilizado gratuitamente para a população, tanto pela transmissão na TV via canal 12 da NET/CLARO, como também na transmissão de toda essa programação cultural por meio das redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram e site), será ainda disponibilizando o material produzido gratuitamente para ser socializado ou até copiado, servindo de material próprio dos grupos e linguagens artísticas divulgadas, DE TODOS OS CINCO PROGRAMAS: Sons da Cidade, Baú Musical, Letras & Livros, Povo Negro e Barba na Rua.

Em Brasília existem poucos veículos de comunicação com espaço significativo para divulgar e socializar a criação cultural local, o investimento em um veículo com grande potencial como a TV Comunitária, é um importante passo para superar as ausências de políticas públicas para o setor. Ressaltamos que no DF existem cerca de um milhão de pessoas assinantes da NET/CLARO. Esse público é um importante potencial a ser alcançado pela TV Comunitária. Podemos somar a esse potencial os assinantes de outros Estados e o acesso aos programas da TV pelas redes sociais, e a partir deste alcance confirma-se o interesse público do Projeto.

Primeira Versão

A primeira versão do Projeto encerrou no dia 30 de agosto de 2020. Nessa edição foi possível a veiculação de 32 episódios do programa Barba Na Rua e outro tanto do programa Baú Musical; totalizando produções e veiculações de mais de 960 horas de conteúdo audiovisual sobre a cultura brasiliense, ambas veiculadas por meio das redes socias e na TV Comunitária, ampliando o acesso democrático à Cultura.

 

Segunda edição

Nesta segunda edição, foram três programas exibidos: o Barba na Rua, o Baú Musical e o Letras & Livros. As horas de produção, somente ao vivo, por mês, somaram 4 horas de programação, mais quatro reprises de cada programa por semana, a cada mês, acumularam 16 horas de programação na tela da TV Comunitária de Brasília, o que enriqueceu e muito a programação do canal, oferecida à sociedade em termos de cultura e discussão sobre a produção cultural.

O total de 20 horas por mês, ao ser multiplicado por 10, devido ao prazo de vigência da Segunda Edição do Brasília Mostra Sua Cara e Cultura, comprova que a TV Comunitária de Brasília levou ao seu público, por meio de suas diversas telas, a quantia de 200 horas de televisão sobre cultura no Distrito Federal.

Além disso, é preciso levar em conta a produção de três vinhetas mensais dos programas, de 15 segundos cada, que foram criadas e exibidas pela TV Comunitária ao longo de sua programação semanal, no mínimo, 30 vezes cada uma. É um total de tempo de excelência destinado pela TV Comunitária para mostrar para Brasília que a TV Comunitária tem no projeto Brasília Mostra Sua Cara e Cultura sua prioridade.

Outro elemento importante, vale ressaltar, que todos os programas foram noticiados no site/blog TV Comunitária (www.tvcomunitariadf.com), com matérias jornalísticas e fotos, e replicados nas páginas eletrônicas (fanpage), no facebook, twitter e instagram do canal, aumentando e muito a visibilidade dos serviços prestados pela Tv Comunitária de Brasília a um público fiel e seguidor do canal e altamente formador de opinião.

Sobre a visibilidade, vale ressaltar que todos os programas foram amplamente divulgados pelas redes sociais da TV por meio de cards criativos e informativos, com fotos e nomes dos convidados, datas e horários de cada programa e temas do momento como destaque.

Para finalizar, é bom ressaltar que todos os programas podem ser assistidos pelo youtube ou fanpage do canal, tornando-se, desta forma, um grande acervo cultural para a cidade, de acesso público e gratuito.

Terceira Edição

O projeto Brasília Mostra Sua Cara e Cultura, 3ª Edição, atuou no fortalecimento da TV Comunitária, por meio de um importante apoio com financiamento de despesas administrativas, conforme permitido pelo art. 46, inciso III, da lei 13.019/2014 do MIROSC e art. 40, inciso III do Decreto Distrital n° 37.843/2016, na sequência das ações o projeto financiou a produção de mais de 40 vinhetas para os programas culturais da TV e financiou a produção de 5 programas, no formato de minidocumentário, com a edição e veiculação de 120 episódios sobre a diversidade cultural do DF dos programas Barba na Rua, Baú Musical, Quadradinho CULT, Povo Negro e Letras & Livros.

Em termos de horas de produção, foram 60 horas de programação de televisão apenas ao vivo, durante os 12 meses desta etapa. Se contarmos as quatro reprises semanais de cada programa, esta Terceira Edição previu uma veiculação televisiva de 600 horas nos 12 meses de vigência desta fase, excetuando-se às vinhetas e suas veiculações na grade diária do canal.

O projeto é um importante instrumento do setor audiovisual para contribuir com o fomento e a democratização da cultural, por meio dos programas transmitidos gratuitamente será possível ampliar o acesso da comunidade aos bens e serviços culturais, e ao mesmo tempo a TV pode ser um veículo para a socialização e a ampliação dos acessos às fontes e financiamento da cultura, tanto para artistas, produtores e demais trabalhadores da área.

A televisão é um importante instrumento para incentivar e fomentar a economia criativa do setor da cultura, tanto na perspectiva de fortalecer o consumo/acesso aos bens e serviços culturais, como também instrumento para facilitar a comercialização de produtos e ampliar a oferta de empregos.

A TV Comunitária ajustou todas as suas ações e forma de funcionamento para seguir as orientações da OMS diante da situação de pós-pandemia, cada programa é transmitido ao vivo e gravado no estúdio com o número reduzido de profissionais em pelo menos 50%, quando necessário, com a exigência pela TV do uso de máscaras e padrões de condições de higiene, enquanto houver o período de risco de pandemia.

Em termos tecnológicos, a TV Comunitária fez grande investimento em plataformas pagas, tais como o Zoom e o VMix, específicos para fazer-ser televisão a distância. E que o espaço-sede do canal passou por uma reforma, onde foram construídos mais três estúdios para utilização de artistas e produtores culturais, sem contar o grande acervo de mais de 600 horas de shows de artistas locais e nacionais que está sendo digitalizado para veiculação na grade de programação da TV Comunitária de Brasília, Trabalho, este, enfim, possibilitado por causa desta valiosa parceria entre a TV Comunitária de Brasília e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

Deixe um comentário