Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
Na última sexta-feira, 11 de abril, o diretor de produção da TV Comunitária de Brasília Agostinho Reis, apresentou o programa Brasília Notícias recebendo o grupo Gavião Digital para falar sobre a história deles. O grupo está fazendo o maior sucesso atualmente na área de comunicação digital.
Uma das integrantes do grupo destaca que a ideia surgiu de um grupo de jornalistas preocupados com o aumento das fake news. “Resolvemos apostar na possibilidade de jovens comunicadores. Começamos em junho do ano passado com as oficinas e, em setembro, já lançamos um perfil no Instagram”, diz.
A integrante, que é a mais velha do grupo, destaca ainda que o sonho da equipe é criar uma rede de grupos que trabalham com comunicação popular não apenas no Distrito Federal, mas também em outros estados. “Já tivemos alguns contatos e recebemos mensagens. Assim como a mídia indígena consegue fazer trocas de conteúdo e divulgação de notícias, nós também queremos. Um dos nossos sonhos é ter essa rede de comunicação popular”, relata a senhora.
O editor-chefe do grupo explica que eles se dividem em seus tempos livres, permitindo que cada um se dedique a uma área, já que todos possuem outros trabalhos. “Não temos encontros físicos diários, mas trocamos informações. Há pessoas que estão trabalhando na pesquisa e no levantamento de assuntos, repassando as informações para quem vai fazer a entrevista. Essa pessoa se desloca e vai acompanhada de quem grava, edita e coloca no ar. Assim, conseguimos realizar uma produção jornalística que denuncia fake news e produz informações corretas e verdadeiras de interesse público”, ressalta.
Outra integrante do grupo Gavião Digital afirma que o trabalho deles é muito rápido. “Tem que ser, porque as notícias circulam com grande velocidade. Então, temos tentado trabalhar muito nessa rapidez com que as notícias falsas se espalham e temos nos esforçados para produzir da melhor maneira possível, apesar dos poucos recursos”, menciona.
Ao final da edição, o apresentador Agostinho Reis destaca que fica bastante feliz em ver que o grupo teve essa iniciativa. “É muito difícil encontrar jovens que vão além do conteúdo na internet para produzir matérias que combatam, principalmente, as notícias mentirosas. Isso é algo raro de se ver, e eu os admiro muito”, afirma.
Para entender mais detalhes sobre esse bate papo, confira a entrevista na íntegra aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=1t4jNbPjv8Q