Por Pedro César Batista (escritor e jornalista)
Aconteceram reuniões em São Paulo e Rio de Janeiro, em 15 e 16 de abril, respectivamente, organizadas pelo capítulo Brasil da Internacional Antifascista, para a fundação de núcleos para atuar em busca da unidade de ação contra o fascismo, sionismo, nazismo e todas as práticas que atuam para atacar os direitos da classe trabalhadora e a dignidade humana.
Em São Paulo a reunião aconteceu na sede da Ação Antifascista SP, localizada no Bixiga. Participaram quase 200 pessoas, representando partidos, movimentos e sindicatos.
Durante a reunião, também virtual para pessoas do interior paulista, se debateu as tarefas para enfrentar as forças do atraso, agentes do grande capital, que sustentam com a violência, difusão de mentiras e tem no Brasil sua força no bolsonarismo, lacaios do latifúndio, dos bancos e poderosos, que tem nas big techs sua sustentação, aliadas às forças policiais e neopentecostais.
No Rio de Janeiro, reunidos na sede da ACJM RJ, na Av. 13 de maio, dirigentes e militantes de organizações dos movimentos internacionalistas, partidos e juventude reafirmaram o compromisso com à luta contra o imperialismo, a solidariedade ao povo Palestino, Cuba, Venezuela, Irã, RASD, Nicarágua e todos os povos que sofrem os ataques dos EUA e seu governo nazisionista e fascista.
Nos dois Estados foram criadas secretarias para organizar às seguintes ações, marcar os 80 anos da vitória soviética sobre o nazifascismo, festivais de cinema, música, cursos de formação política antifascista, a participação na reunião dos BRICS e a solidariedade aos povos e trabalhadores.
O capítulo Brasil da Internacional Antifascista avança na construção de ações unificadas e unitárias contra os inimigos comuns de todos os povos. A internacional antifascista está organizada em mais de 70 países, entre os quais o Brasil.