A primeira edição de 2021 do programa Barba na Rua que foi ao ar em 8 de janeiro, ao receber o jornalista e Secretário de Cultura e Economia Criativa, o jornalista Bartolomeu Rodrigues. Na entrevista, ele apresentou um balanço da gestão à frente da pasta em 2020, e fez prestação de contas dos benefícios da Lei Aldir Blanc, que foi prorrogada para valer também em 2021.
De acordo com o Secretário de Cultura Bartolomeu Rodrigues, foi desempenhado 90% dos recursos destinados ao Distrito Federal para a Lei Aldir Blanc. “É uma coisa que eu me orgulho muito e me acompanhará para sempre, pois fizemos um esforço extraordinário para chegarmos nesse patamar. Foi uma luta, mas cumprimos nosso papel e fizemos ela valer aqui no DF”, enfatiza.
Em relação aos espaços culturais que estão sem editais, Bartolomeu Rodrigues explica que por causa da pandemia, não se sabe quando serão lançados esses editais, mas que, segundo ele, já está no radar da pasta “Essa semana tive o prazer de ter uma discussão profunda sobre essa questão dos espaços culturais e queremos fazer muitos movimentos nessa área, estamos com belos projetos”, revela.
Sobre o carnaval deste ano, o secretário afirma que não tem um protocolo e que não há condições de organizar um evento desse porte com a economia do mundo abalada. “Não será a secretaria de cultura que proibirá manifestações espontâneas de Carnaval, mas não defendemos aglomeração. O Estado tem responsabilidade hoje com uma guerra que está sendo travada com o monstro que está aí, a Covid-19. Neste momento a prioridade é debelarmos esse problema. É salvar vidas. Teremos prejuízos financeiros, mas vamos ter lucros ao salvar vidas”, destaca. Confira na íntegra o que foi abordado nesta edição: https://www.youtube.com/watch?v=V16i4JBqi-U