Por Kelly Jenyfer – @kellyjenyferjornalista
Ancorado pelo comunicador popular Rogério Barba, o programa Barba na Rua, exibido na quarta-feira (30/04), recebeu três integrantes do projeto Heróis de Moto para falar mais sobre suas ações de animação infantil. Os convidados foram Júnior Flash, Léa Malévola e Verônica Chapolim.
Este programa integra o projeto Brasília Mostra Sua Cara e Cultura, uma parceria da TV Comunitária com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF.
Júnior Flash compartilha que atua como professor da Secretaria de Educação no CEF 03 e no CED 02, ambos em Taguatinga. “Hoje, trabalho com alunos com necessidades especiais nessas escolas, e o fato de atuar com esses estudantes mudou minha perspectiva e meu jeito de ver o mundo. Quando me apaixonei pelo universo das motos, comecei a realizar ações sociais no projeto Heróis de Moto, reunindo pessoas do bem para fazer o bem e realmente agir”, relata.
Júnior explica que, para fazer parte do projeto Heróis de Moto basta ter um bom coração, não é necessário ter uma moto. “Nós temos garupas, parceiros e carros que utilizamos. Quando está chovendo, vamos de carro, mas o importante mesmo é fazer a alegria da criançada carente”, enfatiza.
O convidado da edição menciona ainda que essas ações são divulgadas no Instagram @heroisdemoto, onde as pessoas podem entrar em contato. “Eu faço questão de ir antes ao local para verificar se a instituição é realmente carente, pois os presentes e brinquedos que compramos são todos provenientes de doações de pessoas que acreditam no nosso projeto”, afirma.
A motociclista Léa Malévola menciona que conheceu o grupo Heróis de Moto em 2019 e passou a fazer parte dele. “A fantasia que uso é a da Malévola, e sempre surge a perguntinha: Por que Malévola? Ela nem é heroína! Eu acredito que o filme da Malévola retrata uma realidade humana: a decepção que, às vezes, tira o amor do coração das pessoas, mas que depois retorna. Portanto, não vejo a Malévola como uma vilã, mas sim como um símbolo de amor. É isso que fazemos nas ruas com as crianças e nos lares dos idosos, levamos amor”, explica.
Verônica Chapolim destaca que conheceu o grupo Heróis de Moto em 2021 e sempre foi apaixonada por eventos e por ajudar pessoas. “Para nós, essa ação é uma terapia, um momento para evoluirmos. É muito gratificante poder divulgar esse trabalho. Então, venham fazer parte, acompanhem nosso trabalho para que possamos fazer a diferença na vida dessas crianças carentes”, reforça.
O apresentador e comunicador popular Rogério Barba menciona que as crianças que eles ajudam estão sendo acolhidas no momento, mas se encontram em situação de rua. “Se acabar aquele acolhimento, a única opção que vai sobrar para elas é a rua. Para essas crianças, isso faz uma grande diferença, pois sentem que não estão sozinhas. Quando veem alguém chegando lá, é um momento de esperança. Portanto, essas ações do Heróis de Moto são muito importantes”, enfatiza.
Assista essa edição na íntegra: