O coordenador nacional do Comando da Campanha Ven25+ da Venezuela, Jorge Rodríguez, elogiou a simulação eleitoral que antecedeu as eleições de 25 de maio, dizendo que ocorreu de forma totalmente tranquila.
Em declarações à imprensa após exercer o seu direito de voto, o político venezuelano também elogiou a grande participação dos eleitores nas 1.177 seções eleitorais, onde foram montadas 3.091 mesas.
Rodríguez destacou que este sábado é o dia “ao qual o Conselho Nacional Eleitoral nos habituou”, caracterizado por uma “imensa eficiência técnica e capacidade de realizar eleições confiáveis”.
Ele enfatizou que as informações disponíveis na Sala de Situação indicam que esse exercício “está ocorrendo com total normalidade”, embora tenha reconhecido que é atípico por ser realizado antes do Dia das Mães, o que, em sua opinião, não diminuiu “a impressionante participação nas seções eleitorais”.
O atual presidente da Assembleia Nacional (parlamento) comentou que o próximo corpo legislativo, a ser eleito em 25 de maio, deve abraçar as principais mudanças que o país precisa para alcançar a prosperidade e sustentar a paz e a tranquilidade que o povo deseja.
Questionado sobre suas viagens estaduais e municipais na campanha do Grande Pólo Patriótico Simón Bolívar, Rodríguez comentou que se trata de um processo diferente, em que a grande maioria dos candidatos vem de seus locais de origem.
Ele elogiou o fato de serem pessoas que “andam pelas ruas, que estão com o povo, que não se perdem, não vão a Miami, a Madri, nem se escondem, e quando há dificuldades e obstáculos, o povo sente o apoio do presidente Nicolás Maduro e a proximidade dos nossos candidatos”.
Vivemos um processo de reconexão com muitas pessoas, em que todos os candidatos buscaram maneiras de “ir diretamente às casas das pessoas, apertar as mãos e abraçar o povo da Venezuela”, disse ele.
O principal objetivo da simulação deste sábado é verificar o funcionamento do sistema eleitoral automatizado, que avaliará seu desempenho técnico e logístico, bem como “cada fase do processo”, afirmou o reitor titular do CNE, Carlos Quintero.
Nessas eleições do final de maio, a 32ª desde a chegada da Revolução Bolivariana, serão eleitos 24 governadores, 285 deputados à Assembleia Nacional e 260 representantes aos Conselhos Legislativos estaduais, para um total de 569 cargos.
Fonte:
TELESURL