No dia 14 de março de 1979, a Associação Profissional dos Professores do DF recebeu do Ministério do Trabalho a denominação de sindicato. Tratava-se da consolidação de uma luta iniciada em 1960, quando então nascia a primeira organização representativa dos educadores da recém fundada capital federal, a APPDF.
Mesmo tendo acabado de nascer, o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) já havia sido forjado na luta. Desde o início, sua combatividade e autonomia se fizeram notar nos embates locais e nacionais e, principalmente, na defesa de uma escola pública, gratuita e de qualidade para todos.
Sua representatividade era tamanha que, em apenas dois meses após sua criação, o sindicato sofreu uma intervenção federal militar, com a destituição da diretoria e instauração de uma junta interventora. Uma eleição e posse da nova direção só aconteceu nove meses depois.
Desde então, o Sinpro segue firme na construção de um movimento sindical alicerçado na base, que funciona como um sindicalismo de massa, classista e democrático. Seu lugar de representatividade está marcado em cada conquista angariada pelos professores e professoras do DF.