O professor e âncora do programa Conexão Cidadã, Antônio Leitão, recebeu o vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe/DF), Marcos Scussel, para um bate papo sobre a situação nas escolas durante a pandemia.
Scussel ressalta que para ele, a escola é o reflexo da sociedade. “Se está tendo violência na cidade ela vai estar acontecendo dentro da escola também, é impossível isolar totalmente.”, afirma.
Segundo Marcos Scussel construir um ambiente seguro e de diálogo dentro da escola, é um trabalho árduo e que não é papel somente dos professores, ele se entende para a família.
“A questão do respeito e os princípios que não podem ser violados devem ser ensinados pelos responsáveis da criança. Temos um grande desafio de trabalhar e fortalecer as competências emocionais desses estudantes”, reforça.
O vice-presidente do Sinepe cita o dia mundial da educação. Marcos Scussel diz que não é uma data oficial da ONU, mas é um dia estabelecido a partir de um movimento histórico do Fórum Mundial de Educação. “Muitas escolas em diversos países ainda celebram isso”, conta.
Scussel diz que o investimento na educação comparado a outros países não é tão bom. “Há investimento, mas poderíamos investir melhor. Esse é o grande desafio que ainda temos no Brasil”, destaca.
De acordo com Scussel, a questão da formação de professores sempre foi um grande desafio. Segundo o vice-presidente do Sinepe, a autoridade que o professor tinha antes já se perdeu.
“Estamos com dificuldade de fazer com que todos se sintam responsáveis por aquilo que acontece nas escolas. Estamos sentindo hoje, que o distanciamento social tem provocado em algumas pessoas, situações mais extremas de conflitos”, alerta.
Marcos Scussel diz ainda que a liberdade de expressão não pode estar acima do respeito e da responsabilidade. “Isso vale para a escola, família, relacionamentos e sociedade como um todo”, enfatiza.
Confira este bate papo na íntegra aqui: