Ancorado pelo influenciador digital Wallace Neguerê, o programa Povo Negro recebeu, em 10 de maio, a presidente do Instituto Afro Origem, Valneide Nascimento, para falar sobre a participação do negro na política. Sobre sua trajetória de vida na política, Valneide conta que foi convidada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual pertence até hoje, onde se filiou no ano de 1997.
“Quando cheguei no partido eu já tinha uma vivência e uma participação com os militantes do Partido dos Trabalhadores, que discutiam a questão ética racial, diversidade e cultura com a maior facilidade”, ressalta a presidente do instituto Afro Origem.
A presidente do Instituto Afro Origem diz ainda que em 2010 foi convidada por Eduardo Campos para organizar o segmento do partido. Já em 2014, ano em que Eduardo Campos tomou a decisão de se candidatar a presidência da República, Valneide Nascimento foi trabalhar como Coordenadora Nacional de Política da Igualdade Racial do programa de governo de Eduardo Campos e Marina Silva.
Valneide Nascimento é quilombola, natural do Espírito Santo. Foi adotada por uma família de muitas posses e criada nesse ambiente. “Eu sou uma negra quilombola que teve o privilégio de ter duas famílias, uma família branca e uma negra. Por vir dessa família que é mestre na área da educação, eu sempre gostei muito de estudar”, relembra Valneide.
A presidente do instituto Afro Origem é formada em Ciências Contábeis e Administração. Ela conta que o interesse nesses cursos foi inicialmente para cuidar dos patrimônios da família. Valneide Nascimento conta que alguns anos depois, escolheu cursar Direito. “Eu queria conhecer um pouco mais os meus deveres e obrigações e decidi fazer essa faculdade. Acabei me apaixonando pelo direito constitucional e eleitoral”, afirma.
“Eu tenho muito orgulho de falar da minha família que me criou, é uma honra pra mim. Tenho três irmãos brancos de olhos verdes. Minha mãe é uma índia e meu pai, descendente italiano, é uma mistura muito grande. Tem também minha família de sangue com meus 15 irmãos quilombolas”, menciona Valneide Nascimento. A presidente do instituto Afro Origem enfatiza que se fosse se candidatar, já teria uma frente para apoiá-la nas campanhas eleitorais”, brinca.
Confira o bate papo completo desta edição aqui: