Ancorado pelo jornalista Antônio Leitão, o Conexão Cidadã foi ao ar nesta sexta-feira (27) e recebeu o escritor e gestor em educação Thiago Cianni de Lara Resende para conversar sobre educação e seus desafios. Na ocasião, Thiago Cianni afirma que nunca existiu educação de qualidade no Brasil.

“Sabemos a importância da educação na nossa sociedade. Mas se ela fosse de fato prioridade, não estaríamos no nível educacional que estamos hoje”, lamenta. Segundo o escritor, essa alternância nos cargos executivos, Secretarias e Ministérios é altamente prejudicial. “A educação não é uma política de curto prazo. Ela é principalmente, de médio e longo prazo”, enfatiza.

De acordo com o escritor Thiago Cianni, com essa alternância de nome nos cargos executivos, é impossível planejar a educação como ela deve ser planejada. “Sabemos que de fato não tem dado certo e a educação é feita com um passo pequenininho de cada vez”, afirma.

Cianni relembra que em 2019 tivemos uma Emenda Constitucional garantindo a frequência de crianças de 04 e 05 anos de idade nas escolas. O escritor pontua que essa faixa etária foi ampliada até os 17 anos de idade.

“Hoje já conseguimos perceber que aquelas crianças que frequentaram a pré-escola há 10 anos atrás, estão entrando no ensino fundamental e concluindo de forma mais satisfatória que as gerações anteriores”, reforça. “É uma coisinha de cada vez. As vezes uma mudança na política educacional só vai surtir efeito vários anos depois”, completa.

Acompanhe esta edição completa: https://www.youtube.com/watch?v=FNpQVJfXBF8

Share This