O Programa Letras & Livros, de 10 de junho, ancorado pelo jornalista Pedro Cesar Batista, recebeu Geraldo Ramiere. Poeta brasiliense, autor de Desencantares para o esquecimento, que será lançado na Feira do Livro de Brasília. Além de poeta, Ramiere também é professor de história na rede pública do DF e trabalha na Biblioteca Pública de Planaltina-DF.

O poeta Geraldo Ramiere ressalta que Desencantares para o esquecimento foi seu primeiro livro, que foi lançado ano passado. Ele explica que desencantar tem a ver com vários sentidos. “Tem relação com o canto que não é aquele canto certo, é aquele canto desencantado, e também com o desencantar do despertar. Já o esquecimento é porque eu acredito que tudo fica para a memória. A memória existe, mas para muitos se perde”, esclarece.

De acordo com Geraldo Ramiere, a obra Desencantares para o esquecimento fala um pouco sobre as coisas esquecidas tanto de forma sentimental quanto social. “Eu acho que um poeta é um historiador de si mesmo. Além disso, também acredito que um poeta tem que ser historiador do ambiente e a poesia deve ser crítica”, afirma.

Ramiere enfatiza que em sua obra, ele responde a ditadura com poesia. “A poesia é transformação da palavra e do sentimento em algo. Nesses tempos atuais, acho que devemos resistir de alguma forma e a poesia vem para isso”, reforça. “A gente tenta buscar uma economia mais criativa e solidária, inclusive troco bastante meus livros com outros poetas”, completa.

Ao final da edição, o poeta Geraldo Ramiere reforça que precisamos lutar e resistir. “Cada um com a sua forma, principalmente quem faz cultura e literatura devem resistir. Vamos vencer e superar esse fascismo, pois 2022 será o ano da mudança”, destaca.

Para acompanhar o trabalho do poeta Geraldo Ramiere e adquirir o livro, basta entrar em contato pelo instagram: @geraldo.ramiere . A obra também está disponível na Livraria Circulares da 113 Norte; e no site da Editora Viseu nas versões impresso e e-book.

Editora Viseu:

https://www.editoraviseu.com.br/desencantares-para-o-esquecimento-prod.html
Confira esta edição na íntegra aqui:

Share This