Apresentado pelo jornalista Antônio Leitão, a edição de sexta-feira (24), do programa Conexão Cidadã, recebeu a presidente do Sinepe/DF, Ana Elisa Dumont, para um bate papo sobre o cenário escolar, aprendizados da pandemia e quais as ações são necessárias para convivermos na sociedade atual.

De acordo com Ana Elisa Dumont, o que fica de aprendizado com essa pandemia é que precisamos uns dos outros. “Se não for assim, não será efetivo, mas isso é uma construção. Não é fácil, esperava-se que os estudantes e as famílias voltassem com mais empatia nesse retorno escolar, mas o que temos hoje é uma sociedade inquieta, egoísta e intolerante”, revela.

A presidente do Sinepe/DF, Ana Elisa Dumont, ressalta que o cenário escolar só funciona em conjunto com a família. “Não adianta criarmos projetos dentro de uma escola visando paz e empatia, se o aluno vivencia outra realidade em casa. O ambiente que ele convive, também forma esse cidadão”, afirma.

Dumont completa dizendo que se trata de uma parceria. “A família não pode vitimizar e colocar o filho como um pobre coitadinho. O essencial a ser feito é estimulá-lo a ser melhor. Se ele não foi bem, não é aceitar. Você pode entender e acolher, mas você ser conivente com algumas situações, te faz culpado pelo que esse cidadão se torna no futuro”, alerta.

O conselho que a presidente do Sinepe/DF, Ana Elisa Dumont deixa, é que criar uma criança ou aluno protagonista e com pensamento crítico, é não deixar que a decisão dele seja soberana dentro da casa ou da escola. “Você como adulto tem muito mais responsabilidade e maturidade. Cabe a você como pai, professor ou gestor, ser o curador da informação desse estudante”, menciona.

Assista esta edição completa aqui:

Share This